O Santos quebrou uma série de três jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-GO, na última quarta-feira (15), na Vila Belmiro. Apesar disso, voltará a campo pressionado contra o Guarani, neste domingo (19), às 16 horas (de Brasília), no Brinco de Ouro da Princesa, em busca de mais um triunfo para esquecer a polêmica da semana: a discussão do atacante Neymar com o técnico Dorival Júnior, que quase culminou com a saída do treinador do clube.
O camisa 11 do Peixe bateu boca com Dorival ao ser proibido de cobrar um pênalti e o ofendeu com palavrões ao final do duelo com o Dragão. O comandante devolveu. Até mesmo no vestiário, os dois voltaram a discutir. O resultado inicial dessa confusão foi uma multa dada a Neymar.
Insatisfeito com a branda punição dada ao jogador, o técnico pediu o afastamento do atleta por 15 dias. Ganhou parcialmente a queda de braço ao conseguir a suspensão da joia santista do duelo contra o Bugre. A situação de Neymar será reavaliada na segunda-feira (20).
O Santos poderá contar com a volta de dois titulares contra o Guarani. O zagueiro Durval e o volante Arouca, que não atuaram na vitória sobre o Dragão porque estavam suspensos pelo terceiro cartão amarelo, voltam à formação titular. Zezinho, recuperado de lesão no tornozelo, também retorna. Desta forma, Bruno Aguiar e Roberto Brum deixam o time, enquanto Alex Sandro volta a disputar posição na lateral esquerda com Léo.
Otimista, Arouca espera que o Peixe faça uma boa partida em Campinas e alcance a vitória para continuar na caça aos líderes do Brasileirão.
– Estamos um pouco distantes [dos líderes], porém, ainda sonhamos com o título. Temos elenco para isso e, enquanto houver chances disso acontecer, vamos nos esforçar ao máximo para buscar a taça. Esse é o nosso foco.
No entanto, se por um lado Dorival terá os ‘reforços’ de Durval e Arouca, em contrapartida o lateral Pará, com escoriações nos joelhos em decorrência de um pequeno acidente automobilístico, foi vetado pelos médicos. Maranhão será o seu substituto. O atacante Keirrison, com um estiramento muscular na coxa direita, também foi vetado pelo departamento médico. O centroavante Marcel irá ocupar a vaga.
Já no Guarani, a expectativa é que o time faça valer a sua força jogando dentro de casa. Atuando no Brinco de Ouro da Princesa, o Bugre derrotou equipes tradicionais do futebol brasileiro, como Flamengo e Fluminense, líder da competição naquela altura.
Mas, para esse compromisso, o técnico Vagner Mancini não poderá contar com o principal jogador do seu time: o atacante Mazola. O centroavante foi expulso na derrota para o Cruzeiro. Geovane e Ricardo Xavier brigam pela vaga que foi aberta na equipe titular e um dos dois irá formar o ataque com Mário Lúcio.
…Além de Mazola, Mancini também não terá à sua disposição o zagueiro Rodrigão e o meia Preto, ambos entregues ao departamento médico bugrino. Mesmo assim, o treinador se mostrou confiante na conquista de um bom resultado diante dos santistas.
– Tenho certeza que dá para fazer um grande jogo contra o Santos. Temos um elenco equilibrado, nada fora do normal, mas com atletas que suam a camisa do Guarani e se dedicam muito.
FICHA TÉCNICA
GUARANI X SANTOS
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data: 19 de setembro de 2010, domingo
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Asp. Fifa-SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Júnior e Danilo Ricardo Simon Manis (ambos de SP)
GUARANI: Douglas; Fabão, Aislan e Ailson; Apodi, Renan, Paulo Roberto, Baiano e Márcio Careca; Mário Lúcio e Geovane (Ricardo Xavier)
Técnico: Vagner Mancini
SANTOS: Rafael; Maranhão, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro (Léo); Arouca, Danilo, Zezinho e Marquinhos; Madson (Zé Eduardo) e Marcel
Técnico: Dorival Júnior
R7