Neste domingo, às 15h, os times Sousa e Ferroviária retornam aos gramados para o jogo de volta das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. A partida, que decidirá quem conquistará o acesso à Série C em 2024, ocorrerá no Estádio Marizão, casa do Sousa. No primeiro confronto, a Ferroviária venceu por 1 a 0 em Araraquara.
O Acesso em Jogo
Além de uma vaga na semifinal, a partida tem em jogo o tão almejado acesso à Série C do Brasileirão. O Sousa, após a derrota por 1 a 0 jogando fora de casa na Fonte Luminosa, deposita suas esperanças no Marizão, onde tem um histórico de excelentes resultados nesta temporada. A equipe espera criar um ambiente hostil com o estádio lotado e um time determinado a buscar o histórico acesso.
Tensões Fora das Quatro Linhas
Durante a semana que antecedeu o jogo, um empresário entrou em contato com o atacante do Sousa, Luiz Henrique, artilheiro do futebol paraibano na temporada, tentando convencê-lo a não renovar com o Sousa para o próximo ano. Essa situação gerou desconforto tanto no atleta quanto no presidente do clube, Aldeone Abrantes. Isso culminou em um incidente com torcedores indo ao local onde o empresário estava hospedado. O jogador e o empresário prestaram esclarecimentos na delegacia, aumentando a tensão prévia ao jogo.
A Ferroviária, de alguma forma, também se viu envolvida nesse contexto. Devido a informações conflitantes, o clube emitiu uma nota negando qualquer envolvimento no episódio e rejeitando as acusações feitas pelo presidente do Sousa.
Expectativas nos Gramados
No âmbito esportivo, a Ferroviária está a um empate de retornar à Série C do Campeonato Brasileiro, após sua última participação em 2002. Na atual Série D, a equipe da Locomotiva permanece invicta há seis jogos, não tendo perdido nenhuma partida no mata-mata. Para chegar às quartas de final, o time eliminou o Hercílio Luz-SC na segunda fase e o Anápolis-GO nas oitavas, mantendo viva a esperança de conquistar o acesso à Série C.