Categorias: Esportes

SP mostra preferência por técnico brasileiro

PUBLICIDADE

 Depois de demitir Doriva na última segunda-feira (9), o São Paulo definiu o coordenador técnico Milton Cruz como treinador interino até o fim do ano e agora analisa candidatos para assumir a equipe em 2016. Nesta terça-feira (10), o novo diretor executivo de futebol do clube, Gustavo Vieira e Oliveira, concedeu entrevista coletiva no CT da Barra Funda e mostrou preferência pela contratação de um treinador brasileiro, diferentemente da opção em junho pelo colombiano Juan Carlos Osorio.

"A gente não exclui qualquer possibilidade sobre técnico brasileiro ou estrangeiro. A gente tem que entender um pouco o momento do elenco, o momento do futebol do clube. Diferentemente de há alguns meses, quando buscamos o Osorio, hoje a gente precisa de um incremento, precisa de um corpo. Treinador estrangeiro tem uma hora certa, não excluo, mas hoje o cenário é diferente", falou Vieira de Oliveira, que admitiu que o clube demitiu Doriva sem saber qual será o próximo treinador e que neste momento a diretoria discute possibilidades. O diretor são-paulino também afirmou que o ideal é contratar um treinador sem ter de pagar multa rescisória: "O ideal é não pagar por razões financeiras. Mas cada caso é um caso".

"Milton Cruz continua conosco até o fim do ano, é o profissional que em sua história com o clube sempre foi chamado para substituir o treinador. Confiamos e botamos fé que ele é o profissional, junto com o Zé Mário, para alcançar a Libertadores. Naturalmente nomes existem, temos informações, é um processo que começou ontem, mas são informações que vamos debater no âmbito interno", completou.

O diretor de futebol falou sobre os motivos que levaram à saída de Doriva e falou um pouco do perfil que o próximo treinador terá de assumir para o São Paulo de 2016.

"Os motivos que concluímos não ser o Doriva dão conta pela performance alcançada nesse curto período de trabalho, e a nossa observação de trabalho. Quero frisar que não há nada de negativo, pelo contrário. O que nós imaginamos para 2016 é um perfil que traga uma carga de vitória, não no passado, mas que represente uma perspectiva de conquista de título. Que esteja disposto a assumir o perfil que o clube quer assumir em 2016, ou seja, montagem de elenco, incremento de elenco, dentro das realidades financeiras", falou.

"As razões que levaram nossa decisão sobre a dispensa do Doriva se dão conta pela busca principal de dois objetivos nesse momento: o primeiro é a busca da vaga da Libertadores, e o segundo naturalmente é acelerar o planejamento de 2016. Chegada a conclusão que não contaríamos com o Doriva para o ano que vem, nada mais leal e justo que ele fosse o primeiro ao saber, e ao saber nos dar possibilidade para deixar o comando técnico para o ano que vem", disse o dirigente, que não considera Rogério Ceni uma opção para ser treinador do time neste momento.

"O Rogério é alguém com uma história no clube, talvez a maior como atleta, alguém que está conosco no dia a dia e que participa conosco na condução do futebol. Nunca tive uma conversa com ele sobre pretensões pessoais. Diante disso eu não o considero uma opção pra 2016, ele é tratado como um atleta. O primeiro passo é entender os objetivos dele", disse.

Sobre o elenco, Gustavo Vieira de Oliveira admitiu que pretende contratar em quantidade para encorpar o elenco. Além das qualidades técnicas, o dirigente falou que gostaria de suprir também a representatividade com a torcida após perder Rogério Ceni. Não quis falar, no entanto, sobre a contratação do ídolo uruguaio Diego Lugano.

 "Nossa análise preliminar, minha avaliação pessoal, é que a gente precisa encorpar o elenco. A gente tem posições que merecem ser preenchidas, características e perfis de atletas que eu gostaria de ver em 2016. Ao mesmo tempo que existe a dificuldade de perder atletas, há o desafio de implementar mudanças no elenco que representem a vontade de ser campeão. O trabalho vai ser para suprir os elementos de liderança, técnica e até representatividade para a torcida. Temos um espaço para reconquistar com o torcedor.

 "Eu vivo pedindo aos meus superiores que não se analise em concreto nome que ainda se pensa em trazer. O que interessa pra torcida é a negociação feita. Preferia não falar em nomes concretos, assim como se fez com treinadores. Independente disso, Lugano tem uma história gigante no clube, atleta que deixou um encanto nos são-paulinos. E nessa ordem ele deve ser encarado como muito forte nesses elementos que ele conseguiu", disse.

 

UOL

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Cedmex e NAF não atenderão ao público nesta sexta (29), na capital paraibana

Hoje (29), o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) e o Centro de Dispensação de Medicamentos…

29 de novembro de 2024

Mulher de 23 anos é assassinada a tiros dentro da casa de uma amiga em Pedras de Fogo

Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…

29 de novembro de 2024

Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário

Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única…

29 de novembro de 2024

Homem é assassinado a tiros na comunidade ‘Matança’ na cidade de Cabedelo

Um homem foi assassinado a tiros, na noite de ontem (28), em uma comunidade conhecida…

29 de novembro de 2024

PB Saúde altera datas de provas e oferece horário alternativo para candidatos com restrições religiosas

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) anunciou uma alteração  na data…

29 de novembro de 2024