O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão mais dois representantes do futebol nordestino na primeira divisão do Brasileirão em 2025 junto de Fortaleza e Bahia. A edição de 2024 da Série B do Campeonato Brasileiro foi encerrada neste domingo (24) com as últimas partidas da 38ª rodada. Santos, Mirassol, Sport e Ceará garantiram o acesso à primeira divisão.
Depois de 3 anos na Série B, o Sport está de volta à elite do futebol brasileiro. O Leão chegou na última rodada fora do G4 e teve que enfrentar o campeão Santos. Conseguiu vencer por 2 a 1, aproveitou o tropeço do Novorizontino e subiu.
O Sport fez uma campanha cheia de altos e baixos, com mudança no comando, jogadores irregulares e partidas emocionantes. Mas a chegada do técnico Pepa se tornou decisiva, porque o time ficou bem mais organizado para atacar e conseguiu os pontos que precisava.
O Ceará também conquistou seu acesso à elite do futebol brasileiro com doses de emoção após empatar em 0 a 0 com o Guarani no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).
A classificação alvinegra à elite do futebol nacional se deu devido ao gol do Goiás na vitória por 1 a 0 diante do Novorizontino – que ficou de fora do G-4 e vai amargar mais um ano na Segundona.
Com os resultados, o time alvinegro terminou a competição na quarta colocação com 64 pontos, logo atrás de Santos, Mirassol e Sport.
Com a volta do Sport e do Ceará a Série A, o Nordeste poderá ter cinco times no Brasileirão 2025. Atualmente, disputam a Primeira Divisão do Brasileiro como representantes do Nordeste, o Fortaleza, o Bahia e o Vitória. Destes, apenas o Vitória corre risco de rebaixamento. Caso o Vitória confirme sua permanência na Série A, será a primeira vez que o nordeste terá cinco times na elite do futebol brasileiro.
SL
PB Agora