A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Despotiva (STJD) ofereceu denúncia ao atacante Robinho, expulso no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, quando o Santos venceu o Botafogo por 3 a 2 no Maracanã. O camisa 7 foi enquadrado em dupla infração ao artigo 258, por simulação e também por reclamação, sendo que cada uma dá de um a seis jogos de suspensão. Caso seja punido nas duas infrações, o jogador pode pegar até 12 jogos de gancho na Copa do Brasil.
Robinho foi autor de dois gols do Santos na partida, mas levou dois cartões amarelos e o consequente vermelho já no segundo tempo – o primeiro foi por reclamação, aos 34min, e o outro por simulação, cinco minutos depois. Irritado pelo segundo cartão, Robinho se dirigiu exaltado ao árbitro paraense Dewson Freitas e pronunciou, segundo a súmula, as seguintes palavras: "p… tu tá de sacanagem, seu maluco".
O relato do árbitro e vídeos foram suficientes para a Procuradoria do STJD liberar a denúncia na tarde desta sexta-feira. O processo agora aguarda a definição da data e Comissão Disciplinar para julgamento.
Horas antes, consciente do risco, Robinho concedeu entrevista nas Laranjeiras, onde o Santos treinou nesta sexta-feira, e não mostrou preocupação com a chance de ser punido. O camisa 7 ainda foi além e afirmou que o nível da arbitragem brasileira é fraco.
"Eu reclamei justamente porque ele me expulsou. Se eu tiver que ser punido, ele (o árbitro) também tem que ser, pois o cartão amarelo que me deu não existiu. Quem tem que ser punidos são os árbitros que ultimamente têm deixado muito a desejar. E se for assim não vai ter juiz, porque há muitos juízes que apitam mal", bradou o jogador do Santos e da Seleção Brasileira.
Terra