Nem Sandro Dias, nem Renton Millar. O título da etapa do Rio de Janeiro do Mundial de Skate Vertical, a primeira da temporada 2010, ficou com o paulista Marcelo Bastos. Com duas voltas excelentes, Bastos deixou para atrás um pentacampeão mundial e o atual campeão mundial para levantar sua primeira taça internacional. Campeão brasileiro de 2008, e morando nos Estados Unidos desde 2009, Bastos precisou torcer contra o americano Adam Taylor, que entrou na volta final empatado com ele (84,50). Taylor errou na passagem final e não melhorou sua média. O critério de desempate acabou sendo a melhor volta, e o brasileiro levou a melhor (88 contra 84,67 de Taylor).
– Sem palavras. Ganhar em casa, no Brasil é demais. Estava treinando na Califórnia treinando o ano inteiro. Estou emocionado de verdade – disse o skatista antes de ser abraçado por sua mãe, que acompanhou toda a disputa ao lado da pista.
O terceiro lugar ficou com Sandro Dias, que começou mal o evento, mas conseguiu, na última volta, uma performance espetacular, executando um aéreo body jam, que apenas ele consegue fazer em todo o mundo. Mesmo com a nota 91,16, Mineirinho terminou com 84 pontos de média. O quarto lugar ficou com outro brasileiro: Pedro Barros, o Pedrinho, de apenas 14 anos de idade. Favorito da torcida, Pedrinho mostrou nervosismo no início da disputa, mas, a exemplo de Sandro Dias, encerrou a sua apresentação com uma volta sensacional, que arrancou aplausos da torcida que lotava o Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e um abraço de Sandro Dias, que vibrou muito com a apresentação de Pedrinho.
Como a fórmula de disputa previa que a nota final de cada competidor seria a média das duas melhores voltas, os atletas adotaram a estratégia de arriscar muito no início da disputa, buscando notas altas e tranquilidade para as voltas seguintes. Adam Taylor, que foi penalizado por abrir sua primeira volta antes da autorização dos juízes, sendo obrigado a entrar na pista após todos os demais, pulou na frente com uma nota 84,33. Com erros de todos os demais competidores até a terceira volta, o americano se manteve na liderança até a quarta volta de Marcelo Bastos, que encaixou diversas manobras difíceis e conseguiu nota 88. Com a nota 81 de sua segunda volta, fez a média de 84,50, empatando com o americano, que teve 84,33 e 84,67 como suas duas melhores notas.
Confira a classificação final da etapa carioca do Mundial de Skate Vertical:
1) Marcelo Bastos (BRA) – 84,50 (88 no desempate)
2) AdamTaylor (EUA) – 84,50 (84,67 no desempate)
3) Sandro Dias (BRA) – 84
4) Pedro Barros (BRA) -79,83
5) Paul Luc-Ronchetti (ING) – 75,83
6) Edgard Vovô (BRA) – 73,83
7) Renton Millar (AUS) – 70,33
8) Alex Perelson (EUA) – 56,84
globoesporte.com
Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação "Family First" na Paraíba,…
Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…
Com o objetivo de adequar a explosão de gastos públicos nos próximos anos e dar…
O paraibano pode explorar o aplicativo Preço da Hora – ferramenta que disponibiliza ao cidadão…
Polêmico e que divide as opiniões. Sob protestos, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor autuou duas lojas do comércio da…