Categorias: Esportes

TJD-PB abre inquérito para investigar suposto suborno de árbitros

PUBLICIDADE

 O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba, Lionaldo Santos Silva, determinou nesta quarta-feira a imediata instauração de um inquérito desportivo para apurar um suposto esquema de corrupção envolvendo o futebol paraibano. A suspeita é que árbitros de futebol local seriam subornados para beneficiar o Botafogo-PB.

Segundo a decisão, que atende uma solicitação da Procuradoria Geral do TJD, são consideradas partes do inquérito o zagueiro Walter Januário de Paula Júnior (que jogou no Belo em 2015 e atualmente está no Rio Claro) como denunciante; além do Botafogo-PB, de Breno Morais (dirigente botafoguense) e do árbitro João Bosco Sátiro comoinvestigados.

O inquérito foi aberto como consequência de um áudio atribuído ao zagueiro Walter em que se descreve como aconteceria o esquema de corrupção. O jogador, em outro áudio, até já negou que seja a voz dele que aparece fazendo a denúncia, mas isto não parece ter convencido os auditores do Tribunal.

O áudio, de toda forma, é forte:
– Já joguei lá, mano. O Breno paga os caras. Juiz… paga tudo, mano, para ganhar. É a maior várzea, mano. E os caras se vendem lá mesmo, mano. Dá 50 mil pros caras. E os caras se vendem tudo lá. Maior zica. (…) Ali nem adianta. Esquema do caralho nesta Paraíba, mano. Roubam na cara de pau – escuta-se no áudio.

O áudio se refere a um jogo específico: Botafogo-PB x Auto Esporte, pelo Quadrangular Final do Campeonato Paraibano de 2015, que foi vencido pelo Belo por 3 a 1. De acordo com o relato, o então vice-presidente do Belo, Breno Morais (atual diretor de futebol do clube), teria chegado ao vestiário do clube alvinegro e avisado que o o árbitro daquele jogo (João Bosco Sátiro) já estaria pago e avisado que era para dar pênaltis em favor do Belo. O time paraibano venceria por 3 a 1 e teria dois pênaltis a seu favor, tendo marcado um e desperdiçado outro. É por estas razões que Breno e e João Bosco aparecerem como partes da investigação.

As primeiras determinações já foram dadas. O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo vai ser contatado para que pegue o depoimento de Walter, que atualmente atua no interior de São Paulo. E foi solicitado à Federação Paraibana de Futebol a súmula do jogo – realizado em 13 de junho de 2015 -, o relatório do delegado da partida, e a lista dos atletas e dirigentes das equipes que disputaram a partida. 
A auditora Nilza Carolina Albuquerque foi designada para conduzir os trabalhos.

Entenda o caso
Um áudio atribuído ao zagueiro Walter detalha o que parece ser um esquema de compra de árbitros que seria orquestrado por dirigentes do Belo. O arquivo de áudio se tornou público no dia 20 de março e rapidamente se espalhou.

No áudio, relata-se como se dava o esquema e chega a citar o então vice-presidente do clube pessoense, Breno Morais (atualmente diretor de futebol do clube) como um dos envolvidos.
Quando a polêmica já estava instaurada, surgiu um segundo áudio, este sim declaradamente gravado por Walter, em que ele nega ser o autor do primeiro.

Mas a confusão já estava formada. O Botafogo-PB levou o caso à Polícia Civil e quer que o arquivo de áudio seja periciado para saber se foi mesmo o jogador quem o gravou. E, se declarando inocente, avisa que vai tomar as medidas judiciais caso fique comprovado que o jogador é mesmo o autor.

O Auto Esporte, por sua vez, citado como um dos prejudicados pela arbitragem, pediu uma rígida apuração do caso por parte da FPF e destacou que “há fortes indícios de que a denúncia seja verdadeira”.

 

Redação com globesportes.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tibério Limeira confirma intenção de disputar vaga na ALPB em 2026, mas adianta: “Projeto deve ser do time”

O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tiberio Limeira, confirmou, durante entrevista ao programa…

30 de outubro de 2024

Mudança á vista? comando do PL na Paraíba entre em xeque

Nos bastidores da política paraibana, cresce a especulação sobre uma possível mudança no comando do…

30 de outubro de 2024

“Merece esse reconhecimento”, diz prefeito Cícero ao voltar a endossar candidatura de João ao Senado em 2026

O prefeito reeleito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), voltou a endossar, durante entrevista nesta…

30 de outubro de 2024

Reeleito, Cícero garante que não irá interferir na eleição para presidente da CMJP

O prefeito reeleito Cícero Lucena (PP) garantiu que não irá interferir no processo eleitoral da…

30 de outubro de 2024

“João vai sentar com cada deputado para discutir interesses”, afirma Tibério sobre insatisfações na base

O secretário de Administração do Governo da Paraíba, Tibério Limeira, em entrevista nesta quarta-feira (30)…

30 de outubro de 2024

Após vitória, Bruno agradece apoio de Bolinha no segundo turno, em Campina

O candidato Artur Bolinha (NOVO) anunciou, que neste segundo turno das eleições municipais, em Campina…

30 de outubro de 2024