O Atlético-PB foi condenado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) a perder 13 pontos no Campeonato Paraibano Unipê. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (23) pela 2ª Comissão Disciplinar do tribunal, em sessão realizada na capital paraibana.
O Trovão Azul foi punido por escalação irregular do jogador Pedro Bahia em três partidas do estadual: contra CSP, Pombal e Treze. A denúncia foi feita pelo São Paulo Crystal e acolhida pela procuradoria do TJDF-PB, que entendeu que o clube cajazeirense feriu o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A relatora do caso, Mônica Thaís Rodrigues Gomes, votou a favor da perda de 13 pontos e multa de R$ 3 mil para o Atlético-PB. Os auditores Maria Eduarda Pereira do Nascimento, Antônio de Arruda Brayner Neto e o presidente da 2ª Comissão Disciplinar, José Gomes Lima Neto, seguiram a relatora, punindo o clube de forma unânime. A defesa do Atlético-PB foi feita pelo advogado Osvaldo Sestário.
Pedro Bahia e a manipulação de resultados
Pedro Bahia atuou pelo Atlético-PB nas partidas em questão, mas acabou dispensado após a denúncia. O jogador havia sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) em setembro de 2023 por envolvimento em manipulação de resultado quando defendia o Fernandópolis na 2ª divisão do Campeonato Paulista.
A suspensão de 200 dias e multa de R$ 5 mil ainda da época que o jogador defendia o Fernandópolis, em 2023, na 2ª divisão do Campeonato Paulista. Pedro Bahia foi condenado por envolvimento em manipulação de resultado em São Paulo, incurso no 243 do CBJD, que fala sobre o atleta que “atua, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende”.
Rebaixamento consumado
Com a perda dos 13 pontos, o Atlético-PB cai para a última colocação do Campeonato Paraibano, com apenas 4 pontos. O Campinense, primeiro time fora da zona de rebaixamento, já soma 12 pontos, e não pode mais ser ultrapassado pelo Trovão Azul.
O Atlético-PB ainda cabe recurso da decisão do TJDF-PB no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No entanto, a situação do clube é bastante delicada e o rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Paraibano se torna cada vez mais real.
O paraibano pode explorar o aplicativo Preço da Hora – ferramenta que disponibiliza ao cidadão…
Polêmico e que divide as opiniões. Sob protestos, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor autuou duas lojas do comércio da…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), tem feito…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), em entrevista ontem (27), à…
Tiroteio, tentativa de fuga e morte. Um homem de 26 anos, , foi baleado à…