O Treze continua sendo o paraibano melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A entidade máxima do futebol brasileiro alterou os critérios utilizados na somatória dos pontos e só vai divulgar oficialmente o novo ranking no final do ano, mas o GLOBESPORTE.COM se antecipou e fez as contas. Com os novos números, o Galo segue em primeiro entre os paraibanos, seguido de perto pelo Campinense. Destaque para a queda do Botafogo do segundo para o quarto lugar, atrás do Sousa. Auto e Esporte e Nacional de Patos também aparecem na contagem.
Com as alterações feitas pela CBF na avaliação do desempenho dos clubes, estão sendo considerados apenas a atuação dos times nos últimos cinco anos, dando maior peso aos anos mais recentes. São levadas em conta as colocações em todas as séries do Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na Libertadores. No caso dos clubes paraibanos, a Série A do Brasileirão e a Libertadores são descartadas, já que nenhum deles participou destas competições.
Com as recentes participações nas séries C e D do Brasileirão, Treze e Campinense acabaram tendo mais chances de pontuação e são os primeiros colocados do Estado. O Galo tem 1.873 pontos, apenas 20 a mais que o rival rubro-negro. Os dois ocupam respectivamente a 58ª e a 59ª colocações na listagem geral dos clubes rankeados.
Com 490 pontos, o Sousa aparece na 107ª colocação geral e é o terceiro melhor paraibano. O Dinossauro ultrapassou o Botafogo, que tem 400 pontos, e é o 123º no geral.
Os outros dois paraibanos que aparecem no RCN são Auto Esporte e Nacional de Patos. O Alvirrubro de João Pessoa é o 157º, com 250 pontos, enquanto o Alviverde do Sertão é o 196º, com 150.
Clubes paraibanos no ranking simulado do GLOBOESPORTE.COM:
Pontuação Coloção geral
Treze
1.873 58º
Campinense
1.853 59º
Sousa
490 107º
Botafogo
400 123º
Auto Esporte
250 157º
Nacional de Patos
150 196º
Globoesporte.com