A bola vai rolar. Vai começar a 114ª edição do Campeonato Paraibano. Dez clubes e um sonho. Depois de 283 dias, a bola voltará a rolar pela elite do futebol da Paraíba. O Campeonato Paraibano 2023 começa nesta quarta-feira (16), com a partida entre Treze e Serra Branca. Os dois clubes se enfrentarão a partir das 20h desta terça-feira, no Almeidão, em João Pessoa. O jogo inaugural será disputado no Almeidão, por conta do cumprimento de uma punição imposta ao Galo da Borborema.
Atual campeão estadual, o Treze inicia a sua jornada em busca do bicampeonato, o que não acontece para o Galo desde 2011. Durante a pré-temporada, o Alvinegro realizou três jogos preparatórios e manteve a sua invencibilidade. Foram duas vitórias, contra a equipe amadora do Focus Academy e contra o Afogados; e um empate, contra o Santa Cruz.
Já o Serra Branca, que disputará a sua segunda edição consecutiva da 1ª divisão do Paraibano, entra em campo com a intenção de melhorar o seu rendimento em relação à temporada passada. Em 2023, o Carcará do Cariri ficou na 8ª colocação, fazendo apenas nove pontos. Na pré-temporada, a equipe fez cinco amistosos, acumulando uma vitória, uma derrota e três empates.
O estadual vai reunir 10 equipes. Disputam o Estadual 2024, o Atlético-PB, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Nacional de Patos, Pombal, São Paulo Crystal, Serra Branca e Treze.
Já Atlético de Cajazeiras e Pombal foram campeão e vice, respectivamente, da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano 2023, e garantiram o acesso para elite do futebol da Paraíba.
O Pombal é o único estreante da competição. O Carcará do Sertão vem em ascensão no futebol paraibano. Em 2022, disputou a Terceira Divisão conquistando o acesso para a Segundona, onde ficou com o vice-campeonato, no ano passado.
O formato é o mesmo do ano passado, ou seja, todo mundo joga contra todo mundo em turno único. A primeira fase terá nove rodadas.
Os quatro melhores colocados da primeira fase disputam as semifinais em cruzamento olímpico, em partidas de ida e volta. O primeiro pega o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro. Os melhores no mata-mata jogam a final novamente em partidas de ida e volta.
Além do título, o campeão paraibano garante vaga na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D de 2024.
Severino Lopes
PB Agora