Categorias: Esportes

Treze vive campanha semelhante a do ano do rebaixamento em 1997

PUBLICIDADE

Turbulência no PV. A situação do Treze é complicada no Campeonato Paraibano 2019. O Galo que este ano disputará a Série C do Brasileiro, vive uma crise sem precedentes. A derrota para o Atlético de Cajazeiras por 2 x 0 domingo no Amigão, a 4ª consecutiva na competição, “afundou” ainda mais o alvinegro na tabela. Em sete partidas disputadas, o Galo perdeu cinco e venceu apenas duas. O ataque alvinegro não funciona, o que tem deixado a torcida insatisfeita. O Galo está a 360 minutos sem marcar gols. Após mais um revés na competição, o técnico Marcinho Guerreiro, que chegou ao time na quinta rodada, entregou o cargo após o tropeço diante do Trovão Azul. De acordo com uma fonte ligada ao Galo da Borborema, uma reunião na tarde desta segunda-feira deve definir a situação.

Caso o treinador deixe o cargo, será a segunda mudança na comissão técnica galista. Depois de uma pré-temporada quase perfeita, pelo menos no que diz respeito aos resultados dos amistosos, mas com um início de competição irregular, o então técnico Maurílio Silva não suportou a derrota para a Perilima e deixou o comando do alvinegro.

A fraca e inacreditável campanha do Treze nesse início de temporada se aproxima do seu segundo pior início de Campeonato Paraibano desde o ano de seu primeiro e único rebaixamento, que aconteceu em 1994. Na ocasião, o Galo só conseguiu seu primeiro triunfo na oitava rodada, em um 2 a 1 sobre o Vila Branca. Nos seus primeiros seis jogos naquele ano foram três derrotas e três empates.

Antes da atual temporada, só em 1997 o time do bairro São José teve uma arrancada pior, quando venceu apenas uma partida, por 3 a 0, diante do Confiança, nos seus primeiros seis jogos.

Nesse intervalo de 25 anos desde a queda e seu retorno a elite estadual em 1996, em outras temporadas o Treze também só havia vencido apenas duas vezes, em 2009, 2007 e 2003, mas tinha conseguido dois, um e três empates, respectivamente.

A campanha  deste ano, se contrasta com o período do início dos anos 2000 até o começo da década de 2010. quando o alvnegro colecionou vitórias, e fez campanhas surpreendentes e memoráveis, como na Copa do Brasil de 2005, quando foi até as quartas de final e acabou sendo eliminado pelo Fluminense na decisão por pênaltis.

Depois, os tempos mudaram. Desde 2011 sem levantar uma taça, o Galo chegou a ficar sem divisão nacional para disputar em 2016 e 2017. No ano passado, voltou a jogar a Série D, e logo conseguiu o acesso para a Série C, terminando a temporada como vice campeão brasilero da Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro. 

Com mais esse revés, o Treze ficou em situação desesperadora e dramática, pois estacionou nos 6 pontos, apenas um à frente do lanterna Serrano-PB e agora sete a menos que o Sousa, que é o segundo colocado e fecha a zona de classificação para a próxima fase.

Com apenas seis pontos no Grupo A, num aproveitamento de 28,6%, o time tem somente um ponto de vantagem para cima do Serrano-PB, o lanterna da chave. O Galo só não entrou na zona de rebaixamento nessa sétima rodada graças a vitória do CSP sobre o Lobo da Serra fora de casa por 4 a 1. Sendo assim, o Alvinegro ainda só depende apenas de si para permanecer na elite do futebol da Paraíba.

Nas três rodadas que restam para a definição da primeira parte do Campeonato Paraibano de 2019, o Treze vai encarar o CSP (fora), a Perilima (casa) e encerra a participação na fase de grupos encarando o Campinense no Clássico dos Maiorais.

 

Severino Lopes

PB Agora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024