O Vasco saiu na frente na Copa do Brasil. A vitória sobre o Flamengo por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã, dá mais do que vantagem nas oitavas de final. Representa esperança de dias melhores para o Brasileirão. Na estreia de Jorginho, o que se viu foi um time aguerrido, disposto a sair da crise e a espantar a má fase. Nada melhor do que um triunfo sobre o rival para marcar uma arrancada… O Gigante da Colina pode até empatar no jogo de volta, na quarta-feira, que avança às quartas de final. O Rubro-Negro precisará vencer por dois gols – vitória por um leva a decisão para os pênaltis.
O jogo foi de baixo nível técnico. Técnico da seleção brasileira, Dunga assistiu a um duelo com muita vontade. Porém, com pouca qualidade.
Assim como Celso Roth, Jorginho estreia pelo Vasco com vitória sobre o Flamengo. A troca de comando deu novo ânimo. A vitória sobre o rival pode ser o combustível para embalar o Gigante da Colina para se recuperar no Brasileiro.
O jogo
O clássico começou quente. No primeiro minuto, Julio dos Santos acertou Jorge e levou amarelo. A bola pouco rolava. O duelo era marcado por faltas e até discussão – Wallace e Riascos se estranharam e foram punidos com amarelo. Até que finalmente um lance de perigo aconteceu para lembrar que havia espaço para futebol. Ederson deixou Guerrero na cara de Martín Silva. O peruano finalizou rasteiro. Martín Silva esticou o pé direito e salvou. O Vasco respondeu. Wallace falhou bisonhamente e permitiu o cruzamento de Madson. Nenê dominou e chutou. César espalmou.
O lance animou o Vasco. Novamente em jogada pela direita, Julio dos Santos apareceu na área e bateu com força, mas para fora. Depois, em cruzamento, Serginho ganhou pelo alto. Porém, o desvio saiu à direita de César. Os momentos de perigo acabaram aí. Voltaram as faltas, passes errados em profusão e pouco futebol. O primeiro tempo terminou com 26 faltas (13 para cada lado) e 48 passes errados (24 para cada lado). Igualdade até em estatísticas ruins.
Com a bola rolando, o Vasco foi levemente superior – pelo menos nas chances criadas. A estratégia foi explorar as laterais e subidas de Madson e Christianno. Faltou, porém, caprichar na finalização. O Flamengo teve pouca inspiração no ataque e pouco trabalhou a bola, com muitos chutões.
No quesito cartão amarelo, o segundo tempo superou a etapa inicial em velocidade. Márcio Araújo derrubou Nenê e punido aos 26 segundos. A arbitragem deRicardo Marques Ribeiro deixou passar uma falta. Porém, não foi uma infração qualquer. Sheik segurou Anderson Salles dentro da área. O juiz não marcou o pênalti.
O Vasco superou o erro do árbitro e abriu o placar, aproveitando-se de mais uma falha da zaga rubro-negra e também de um equívoco da arbitragem. Riascos, em impedimento, foi lançado nas costas de Wallace.
O bandeira não assinalou a posição irregular. Com tranquilidade, o atacante cruzou. Marcelo hesitou e viu a bola passar. Pará não acompanhou Jorge Henrique, que bateu de primeira, com força: 1 a 0.
O Flamengo partiu para o ataque e pressionou. O Vasco se segurava. Guiñazu, de carrinho, impediu que a finalização de Jorge chegasse à meta. Cristóvão fez a primeira mudança e lançou na fogueira o jovem Jajá, que entrou na vaga de Ederson. Porém, o Rubro-Negro ficou em desvantagem numérica. Wallace fez falta em Madson e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso. Irritado, o zagueiro atirou a braçadeira de capitão no chão. Cristóvão recompôs a zaga. Samir no lugar de Everton.
Cansado, Jorge Henrique deu lugar a Dagoberto. Jorginho queimou as outras duas alterações e só administrou o resultado. O Vasco está em vantagem na Copa do Brasil.
Santos e Corinthians – O Santos abriu uma vantagem importante no primeiro duelo contra o Corinthians pelas oitavas de finais da Copa do Brasil. Na Vila Belmiro, o time de Dorival Jr fez 2 a 0 no seu arquirrival no inédito encontro entre as equipes pela competição.
O clássico desta quarta-feira teve dois tempos distintos. Na primeira etapa, só deu Peixe. O Corinthians sequer chutou a gol e o time da casa acabou sendo premiado com o gol de cabeça de Gabriel, após lindo lançamento de Lucas Lima. Na etapa final, o Corinthians fez o que se esperava. Passou a dominar as ações e, mesmo deixando espaço para os contra-ataques, buscou o gol de empate a todo momento. Porém, em contra-ataque, o alvinegro praiano marcou seu segundo gol no jogo com Marquinhos Gabriel, de novo com assistência de Lucas Lima, melhor jogador em campo.
Além do revés, outra situação que preocupa os corintianos é a lesão de Luciano. Autor de cinco gols nos últimos três jogos, o atacante sentiu o joelho e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo.
A vitória santista força o Corinthians a ter de buscar o resultado em Itaquera, na próxima quarta-feira, às 22h. Um gol santista na capital força o time de Tite a ter de marcar três, e assim por diante. Apenas a repetição do placar do primeiro jogo leva a disputa para os pênaltis. Para avançar direto, sem levar gols, o Timão terá de vencer por 3 a 0.
Antes, os rivais paulistas voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro . No sábado, às 18h30, de novo na Vila Belmiro, o Peixe recebe o Avaí . No dia seguinte, às 16h, o Corinthians pega o Cruzeiro , em Itaquera.
Terra