O alemão Sebastian Vettel conquistou neste domingo a vitória no Grande Prêmio da Coreia do Sul, sua quarta na temporada da Fórmula 1. Com um fim de semana de ampla dominação da Red Bull, o atual bicampeão da categoria conduziu a corrida de maneira tranquila, assumindo o primeiro lugar ainda na primeira volta e cruzando a linha de chegada à frente da concorrência pela terceira vez consecutiva.
Graças ao resultado conquistado no Circuito de Yeongam, coroando a reação na reta final da temporada, Vettel ainda assumiu a liderança do Mundial de pilotos. Com os 25 pontos somados neste domingo, ele chegou a 215 pontos e superou a pontuação de Fernando Alonso, que foi 209 com o terceiro lugar da corrida. Mark Webber, pole position, perdeu a liderança logo na largada e foi o segundo colocado, completando o pódio.
Apesar de uma largada movimentada, a prova teve pouca troca de posições entre os três primeiros colocados. Com uma prova bem administrada pela Red Bull, Vettel e Webber garantiram a dobradinha. Atrás de Alonso, Felipe Massa sofreu atrás do companheiro mais lento e perdeu a chance e voltar ao pódio. Bruno Senna, com a Williams, fez uma prova discreta e foi apenas o 15º colocado.
Principal ameaça à Red Bull ao longo dos treinos de sexta-feira e sábado, a McLaren passou muito longe de brigar pela vitória. Jenson Button abandonou a prova logo no início da corrida, enquanto Hamilton sofreu com o desgaste dos pneus e foi somente o décimo. A Sauber também teve um domingo apagado, com Sergio Perez em 12º e Kamui Kobayashi abandonando. Na Lotus, Kimi Raikkonen foi quinto, enquanto Romain Grosjean foi sétimo.
Os pilotos voltam agora à pista em 28 de outubro, quando disputam o Grande Prêmio da Índia. Depois, a Fórmula 1 define seu campeão de 2012 em três corridas: Emirados Árabes, Estados Unidos e Brasil.
A corrida
A prova deste domingo teve uma largada emocionante, com Vettel tomando a primeira posição de Webber na primeira curva. Ao longo da primeira volta, Massa forçou para cima de Kimi Raikkonen e pulou de sexto para quinto. Em boa arrancada, Bruno Senna ganhou posições e subiu de 16º para 12º em pouco tempo.
Alonso também largou bem e tomou o terceiro lugar de Hamilton. Mais atrás, Kamui Kobayashi atingiu a roda dianteira direita de Jenson Button, que sofreu uma quebra de suspensão e abandonou – o japonês foi para os boxes e arrumou sua Sauber antes de voltar à pista. Com problemas, Nico Rosberg também abandonou na segunda volta.
Por conta do toque, Kobayashi acaba punido com um drive through na oitava volta, quando já era o último colocado. Sete voltas depois, Webber foi para os boxes e voltou em terceiro, atrás de Alonso. Hamilton e Massa também fizeram suas trocas, voltando atrás de Sérgio Perez – o mexicano retardou a passagem para o pit stop. Vettel, mesmo com sua passagem, era líder.
Perez não segurou muito tempo à frente dos rivais e perdeu terreno para Massa (volta 17) e Raikkonen (volta 18). Quando já era sétimo, na 19ª volta, enfim o mexicano da Sauber – já o único piloto da equipe após o abandono de Kobayashi – parou para trocar pneus e voltar em sétimo. Atrás dele, Pastor Maldonado se defendeu com categoria, mas perdeu o oitavo posto para Romain Grosjean na 20ª volta.
Mais à frente, na 21ª volta, Massa perseguiu, atacou e ultrapassou Hamilton para conseguir a quarta posição. O britânico, perdendo rendimento, passou a ser pressionado por Kimi Raikkonen, e depois de resistir ao ataque do finlandês na volta 23, perdeu o quinto lugar na volta 24. E, surpreendentemente, conseguiu recuperar pouco depois.
Mesmo assim, ainda com o ritmo lento, Raikkonen passou pelos boxes para uma segunda troca de pneus na volta 28, voltando em sétimo lugar. Mais tarde, na volta 33, Webber parou e caiu do segundo para o quinto lugar, colocando Alonso na vice-liderança. Quando o espanhol parou, na volta 35, Felipe Massa passou ao segundo lugar, podendo assumir a liderança na parada de Vettel. No entanto, Vettel e Massa pararam juntos na volta 36, voltando juntos.
Reestabelecidas as primeiras posições, Vettel continuou na liderança, à frente de Webber, Alonso e Massa. O brasileiro, porém, vinha em ritmo melhor que o espanhol e passou a apertar o espanhol pelas voltas seguintes. Logo atrás, na melhor disputa por posições da prova, Hulkenberg aproveitou a disputa entre Hamilton e Grosjean pelo sexto lugar e ultrapassou ambos na volta 41, deixando o inglês em sétimo e o francês em oitavo.
Mais atrás, Hamilton era o décimo, e não conseguiu superar Jean-Eric Vergne na 10ª colocação. À frente, Vettel conduziu com tranquilidade e recebeu a bandeirada do rapper Psy. Mais atrás, o inglês da McLaren ainda teve problemas para segurar Sérgio Perez, que atacou o rival, sem conseguir colocá-lo em 11º.
Confira a classificação final do Grande Prêmio da Coreia do Sul:
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): 55 voltas
2. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): +8s2
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +13s9
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari): +20s1
5. Kimi Räikkönen (FIN/Lotus Renault): +36s7
6. Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes): +45s3
7. Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault): +54s8
8. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari): +1min09s5
9. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari): +1min11s7
10. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): +1min19s6
11. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): +1min20s0
12. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): +1min24s4
13. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): +1min29s2
14. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault): +1min34s9
15. Bruno Senna (BRA/Williams Renault): +1min36s9
16. Vitaly Petrov (RUS/Caterham Renault): +1 volta
17. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault): +1 volta
18. Timo Glock (ALE/Marussia Cosworth): +1 volta
19. Charles Pic (FRA/Marussia Cosworth): +2 voltas
20. Narain Karthikeyan (IND/HRT Cosworth): +2 voltas
Abandonaram
Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes)
Confira a classificação do Campeonato
PILOTO PAÍS EQUIPE VITÓRIAS PONTOS
1 Sebastian Vettel Alemanha Red Bull 4 -215
2 Fernando Alonso Espanha Ferrari 3 -209
3 Kimi Raikkonen Finlândia Lotus 0 -167
4 Lewis Hamilton Reino Unido McLaren 3 -153
5 Mark Webber Austrália Red Bull 2 -152
6 Jenson Button Reino Unido McLaren 2 -131
7 Nico Rosberg Alemanha Mercedes 1 -93
8 Romain Grosjean Suíça Lotus 0 -88
9 Felipe Massa Brasil Ferrari 0 -81
10 Sergio Perez México Sauber 0 -66
11 Kamui Kobayashi Japão Sauber 0 -50
12 Nico Hulkenberg Alemanha Force India 0 -45
13 Paul di Resta Reino Unido Force India 0 -44
14 Michael Schumacher Alemanha Mercedes 0 -43
15 Pastor Maldonado Venezuela Williams 1 -33
16 Bruno Senna Brasil Williams 0 -25
17 Jean-Eric Vergne França Toro Rosso 0 -12
18 Daniel Ricciardo Austrália Toro Rosso 0 -9
19 Timo Glock Alemanha Marussia 0 -0
20 Heikki Kovalainen Finlândia Caterham 0 -0
21 Vitaly Petrov Rússia Caterham 0 -0
22 Charles Pic França Marussia 0 -0
23 Narain Karthikeyan Índia HRT 0 -0
24 Pedro de la Rosa Espanha HRT 0 -0
25 Ma Qing Hau HRT 0 -0
26 Max Chilton
TERRA