O alemão Sebastian Vettel conquistou neste domingo a vitória no Grande Prêmio da Coreia do Sul, sua quarta na temporada da Fórmula 1. Com um fim de semana de ampla dominação da Red Bull, o atual bicampeão da categoria conduziu a corrida de maneira tranquila, assumindo o primeiro lugar ainda na primeira volta e cruzando a linha de chegada à frente da concorrência pela terceira vez consecutiva.
Graças ao resultado conquistado no Circuito de Yeongam, coroando a reação na reta final da temporada, Vettel ainda assumiu a liderança do Mundial de pilotos. Com os 25 pontos somados neste domingo, ele chegou a 215 pontos e superou a pontuação de Fernando Alonso, que foi 209 com o terceiro lugar da corrida. Mark Webber, pole position, perdeu a liderança logo na largada e foi o segundo colocado, completando o pódio.
Apesar de uma largada movimentada, a prova teve pouca troca de posições entre os três primeiros colocados. Com uma prova bem administrada pela Red Bull, Vettel e Webber garantiram a dobradinha. Atrás de Alonso, Felipe Massa sofreu atrás do companheiro mais lento e perdeu a chance e voltar ao pódio. Bruno Senna, com a Williams, fez uma prova discreta e foi apenas o 15º colocado.
Principal ameaça à Red Bull ao longo dos treinos de sexta-feira e sábado, a McLaren passou muito longe de brigar pela vitória. Jenson Button abandonou a prova logo no início da corrida, enquanto Hamilton sofreu com o desgaste dos pneus e foi somente o décimo. A Sauber também teve um domingo apagado, com Sergio Perez em 12º e Kamui Kobayashi abandonando. Na Lotus, Kimi Raikkonen foi quinto, enquanto Romain Grosjean foi sétimo.
Os pilotos voltam agora à pista em 28 de outubro, quando disputam o Grande Prêmio da Índia. Depois, a Fórmula 1 define seu campeão de 2012 em três corridas: Emirados Árabes, Estados Unidos e Brasil.
A corrida
A prova deste domingo teve uma largada emocionante, com Vettel tomando a primeira posição de Webber na primeira curva. Ao longo da primeira volta, Massa forçou para cima de Kimi Raikkonen e pulou de sexto para quinto. Em boa arrancada, Bruno Senna ganhou posições e subiu de 16º para 12º em pouco tempo.
Alonso também largou bem e tomou o terceiro lugar de Hamilton. Mais atrás, Kamui Kobayashi atingiu a roda dianteira direita de Jenson Button, que sofreu uma quebra de suspensão e abandonou – o japonês foi para os boxes e arrumou sua Sauber antes de voltar à pista. Com problemas, Nico Rosberg também abandonou na segunda volta.
Por conta do toque, Kobayashi acaba punido com um drive through na oitava volta, quando já era o último colocado. Sete voltas depois, Webber foi para os boxes e voltou em terceiro, atrás de Alonso. Hamilton e Massa também fizeram suas trocas, voltando atrás de Sérgio Perez – o mexicano retardou a passagem para o pit stop. Vettel, mesmo com sua passagem, era líder.
Perez não segurou muito tempo à frente dos rivais e perdeu terreno para Massa (volta 17) e Raikkonen (volta 18). Quando já era sétimo, na 19ª volta, enfim o mexicano da Sauber – já o único piloto da equipe após o abandono de Kobayashi – parou para trocar pneus e voltar em sétimo. Atrás dele, Pastor Maldonado se defendeu com categoria, mas perdeu o oitavo posto para Romain Grosjean na 20ª volta.
Mais à frente, na 21ª volta, Massa perseguiu, atacou e ultrapassou Hamilton para conseguir a quarta posição. O britânico, perdendo rendimento, passou a ser pressionado por Kimi Raikkonen, e depois de resistir ao ataque do finlandês na volta 23, perdeu o quinto lugar na volta 24. E, surpreendentemente, conseguiu recuperar pouco depois.
Mesmo assim, ainda com o ritmo lento, Raikkonen passou pelos boxes para uma segunda troca de pneus na volta 28, voltando em sétimo lugar. Mais tarde, na volta 33, Webber parou e caiu do segundo para o quinto lugar, colocando Alonso na vice-liderança. Quando o espanhol parou, na volta 35, Felipe Massa passou ao segundo lugar, podendo assumir a liderança na parada de Vettel. No entanto, Vettel e Massa pararam juntos na volta 36, voltando juntos.
Reestabelecidas as primeiras posições, Vettel continuou na liderança, à frente de Webber, Alonso e Massa. O brasileiro, porém, vinha em ritmo melhor que o espanhol e passou a apertar o espanhol pelas voltas seguintes. Logo atrás, na melhor disputa por posições da prova, Hulkenberg aproveitou a disputa entre Hamilton e Grosjean pelo sexto lugar e ultrapassou ambos na volta 41, deixando o inglês em sétimo e o francês em oitavo.
Mais atrás, Hamilton era o décimo, e não conseguiu superar Jean-Eric Vergne na 10ª colocação. À frente, Vettel conduziu com tranquilidade e recebeu a bandeirada do rapper Psy. Mais atrás, o inglês da McLaren ainda teve problemas para segurar Sérgio Perez, que atacou o rival, sem conseguir colocá-lo em 11º.
Confira a classificação final do Grande Prêmio da Coreia do Sul:
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): 55 voltas
2. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): +8s2
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +13s9
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari): +20s1
5. Kimi Räikkönen (FIN/Lotus Renault): +36s7
6. Nico Hulkenberg (ALE/Force India Mercedes): +45s3
7. Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault): +54s8
8. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso Ferrari): +1min09s5
9. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso Ferrari): +1min11s7
10. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): +1min19s6
11. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): +1min20s0
12. Paul di Resta (GBR/Force India Mercedes): +1min24s4
13. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): +1min29s2
14. Pastor Maldonado (VEN/Williams Renault): +1min34s9
15. Bruno Senna (BRA/Williams Renault): +1min36s9
16. Vitaly Petrov (RUS/Caterham Renault): +1 volta
17. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham Renault): +1 volta
18. Timo Glock (ALE/Marussia Cosworth): +1 volta
19. Charles Pic (FRA/Marussia Cosworth): +2 voltas
20. Narain Karthikeyan (IND/HRT Cosworth): +2 voltas
Abandonaram
Pedro de la Rosa (ESP/HRT Cosworth)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes)
Confira a classificação do Campeonato
PILOTO PAÍS EQUIPE VITÓRIAS PONTOS
1 Sebastian Vettel Alemanha Red Bull 4 -215
2 Fernando Alonso Espanha Ferrari 3 -209
3 Kimi Raikkonen Finlândia Lotus 0 -167
4 Lewis Hamilton Reino Unido McLaren 3 -153
5 Mark Webber Austrália Red Bull 2 -152
6 Jenson Button Reino Unido McLaren 2 -131
7 Nico Rosberg Alemanha Mercedes 1 -93
8 Romain Grosjean Suíça Lotus 0 -88
9 Felipe Massa Brasil Ferrari 0 -81
10 Sergio Perez México Sauber 0 -66
11 Kamui Kobayashi Japão Sauber 0 -50
12 Nico Hulkenberg Alemanha Force India 0 -45
13 Paul di Resta Reino Unido Force India 0 -44
14 Michael Schumacher Alemanha Mercedes 0 -43
15 Pastor Maldonado Venezuela Williams 1 -33
16 Bruno Senna Brasil Williams 0 -25
17 Jean-Eric Vergne França Toro Rosso 0 -12
18 Daniel Ricciardo Austrália Toro Rosso 0 -9
19 Timo Glock Alemanha Marussia 0 -0
20 Heikki Kovalainen Finlândia Caterham 0 -0
21 Vitaly Petrov Rússia Caterham 0 -0
22 Charles Pic França Marussia 0 -0
23 Narain Karthikeyan Índia HRT 0 -0
24 Pedro de la Rosa Espanha HRT 0 -0
25 Ma Qing Hau HRT 0 -0
26 Max Chilton
TERRA
Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…
Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…
O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…
Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…
Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…
O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…