Sebastian Vettel não poderia sonhar com uma situação melhor no Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. Afinal, neste domingo ele venceu a corrida de ponta a ponta e, além disso, viu seu principal adversário na briga pelo título, Fernando Alonso, sair da prova. Mas nem tudo foi tristeza para a Ferrari: Felipe Massa conquistou o segundo lugar, quebrou um longo tabu e ganhou moral para renovar seu contrato com a escuderia italiana. Piloto da casa, Kamui Kobayashi chegou em terceiro lugar, comemorou seu primeiro pódio na carreira e empolgou os japoneses em Suzuka.
A diferença entre Vettel e Alonso agora é de apenas quatro pontos no mundial de pilotos – 194 do espanhol contra 190 do alemão. Faltam apenas cinco corridas para o fim da temporada e aumentaram as chances do título ser decidido apenas no Brasil. Massa verá essa disputa de longe, mas pelo menos encerrou um incômodo jejum – ele não ficava entre os três melhores desde o GP da Coreia da Sul, em 24 de outubro de 2010. Foram 35 corridas sem subir ao pódio, mas enfim ele conseguiu aliar bom desempenho a resultado na pista.
As emoções do GP do Japão já começaram na largada. Afinal, uma grande confusão causou alterações na classificações e já começou a bagunçar o campeonato mundial. Isso porque o líder Fernando Alonso foi tocado por Raikkonen e teve que sair da prova. Além disso, Grosjean voltou a causar uma batida, dessa vez em Webber, que já tinha largado mal e perdido a segunda posição. Outros pilotos também ficaram envolvidos nos acidentes, mas também houve beneficiados – Button pulou para terceiro, e Massa subiu para a quarta posição.
O safety car teve que ser acionado para retirar os carros acidentados da pista, mas rapidamente a corrida voltou. E na relargada o principal destaque foi Sergio Perez. Primeiro ele escapou ao tentar ultrapassar Raikkonen, mas conseguiu voltar para a pista. Então, de forma ousada, o mexicano logo conseguiu se recuperar ao passar por Hamilton e assumir a sexta posição. Mais tarde porém, toda essa confiança iria lhe atrapalhar, já que ele rodou ao tentar uma ultrapassagem ousada no mesmo ponto e saiu da prova.
Na frente Vettel tratou de se isolar na liderança e disparar na frente. Mas a briga pela vice-liderança ficou quente: Button atacou Kobayashi, mas quem acabou levando a melhor foi Felipe Massa. Após parada nos boxes, ele retornou na frente dos dois e se firmou na segunda posição a partir da 17ª volta. Já o outro brasileiro na prova não teve o mesmo sucesso: Bruno Senna recebeu até uma punição por causa da largada e disputou apenas as últimas posições no Japão.
Já outros pilotos fizeram grandes corridas de recuperação. Michael Schumacher, por exemplo, largou em 23º e aos poucos foi melhorando, até chegar na 11ª posição. Já Webber, que voltou para a corrida após o problema inicial, conseguiu alcançar a 9ª colocação e ainda conseguiu pontuar.
No pelotão principal Vettel e Massa ficaram até confortáveis nas duas primeiras posições, mesmo após a segunda parada para torca de pneus. A única disputa na frente aconteceu entre Kobayashi e Button, pela terceira posição. Porém, mesmo ameaçado até a última volta, o japonês conseguiu se manter no pódio e fez a festa da torcida, que viu um piloto local surpreender em Suzuka.
Confira a classificação final do GP do Japão:
1º) Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – 1h28m56s242
2º) Felipe Massa (BRA) – Ferrari – a 20s639
3º) Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber – a24s538
4º) Jenson Button (GBR) – McLaren – a 25s098
5º) Lewis Hamilton (GBR) – McLaren – a 46s490
6º) Kimi Raikkonen (FIN) – Lotus – a 50s424
7º) Nico Hulkenberg (ALE) – Force India – a 51s159
8º) Pastor Maldonado (VEN) – Williams – a 52s364
9º) Mark Webber (AUS) – Red Bull – a 54s675
10º) Daniel Ricciardo (AUS) – Toro Rosso – a 1m06s919
11º) Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – a 1m07s769
12º) Paul di Resta (GBR) – Force India – a 1m23s400
13º) Jean-Éric Vergne (FRA) – Toro Rosso – a 1m28s600
14º) Bruno Senna (BRA) – Williams – a 1m28s700
15º) Romain Grosjean (FRA) – Lotus – a 1 volta
16º) Heiki Kovalainen (FIN) – Caterham – a 1 volta
17º) Timo Glock (ALE) – Marussia – a 1 volta
18º) Vitaly Petrov (RUS) – Caterham – a 1 volta
19º) Pedro de La Rosa (ESP) – HRT – a 1 volta
Não completaram
Charles Pic (FRA) – Marussia – 39ª volta
Narain Karthikeyan (IND) – HRT – 35ª volta
Sergio Perez (MEX) – Sauber – 19ª volta
Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – 1ª volta
Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – 1ª volta
Terra
Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…
Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…
O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…
Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…
Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…
O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…