Categorias: Esportes

Vettel voa e faz a sétima pole na Hungria

PUBLICIDADE

Antes do treino classificatório deste sábado, a única pergunta na cabeça de quem acompanha a Fórmula 1 era qual dos carros da RBR largaria na frente no GP da Hungria. Afinal, Sebastian Vettel e Mark Webber dominaram todas as sessões disputadas neste fim de semana no circuito de Hungaroring, e a equipe austríaca tinha marcado dez poles em 11 corridas nesta temporada. A definição do grid de largada não teve surpresas, e sim um show de Vettel. O alemão voou e marcou o impressionante tempo de 1m18s773, bateu o recorde de Michael Schumacher em 2004 – 1m19s146 – e marcou a pole pela sétima vez em 2010. Webber foi 411 milésimos mais lento e sai ao seu lado na primeira fila neste domingo.

Sem condições de chegar nos carros da RBR, a Ferrari teve de se contentar com a segunda fila em Hungaroring. Fernando Alonso marcou o terceiro tempo, quase quatro décimos à frente de Felipe Massa, o quarto colocado. Lewis Hamilton chegou a ameaçar a posição do brasileiro, mas acabou apenas em quinto com sua McLaren, 168 milésimos atrás. Rubens Barrichello, da Williams, não conseguiu uma vaga na superpole e larga apenas em 12º. Lucas di Grassi, da VRT, ficou em 22º e Bruno Senna, da Hispania, em 23º. A Rede Globo transmite o GP da Hungria neste domingo, ao vivo, a partir das 9h (de Brasília).

Nico Rosberg, da Mercedes, marcou o sexto tempo e superou mais uma vez o heptacampeão Michael Schumacher, que larga apenas em 14º. O russo Vitaly Petrov, da Renault, conseguiu sua melhor posição no grid nesta temporada e sai em sétimo. De quebra, ele ainda superou pela primeira vez o companheiro Robert Kubica em treinos classificatórios. O polonês ficou em oitavo, à frente de Pedro de la Rosa, da Sauber, o nono, e de Nico Hulkenberg, da Williams, o décimo.

Alonso tenta furar domínio da RBR no Q1

A primeira parte do treino classificatório (Q1) começou com o domínio dos carros da RBR. Vettel e Webber se revezavam na primeira posição, enquanto Alonso, na Ferrari, era o que mais se aproximava da equpe austríaca. No entanto, sem ameaçá-los em nenhum momento. Com muito tráfego, alguns pilotos chegaram a ser atrapalhados, mas nenhuma intervenção dos carros mais lentos acabou decisiva para os eliminados neste trecho da sessão.

As equipes estreantes – Lotus, VRT e Hispania – ocuparam seis das sete vagas entre os eliminados no Q1. Lucas di Grassi e Bruno Senna não conseguiram bons tempos e largam nas duas últimas filas. Além deles, Kamui Kobayashi, da Sauber, acabou tendo sua última volta atrapalhada pelo carro do brasileiro da Hispania, que tinha errado, e acabou fora da segunda parte. O japonês ainda ignorou a chamada para a pesagem na entrada dos boxes e pode ser punido após o treino.

Problema com pneus tira Barrichello da superpole

Na segunda parte (Q2), a RBR conseguiu ser ainda mais rápida. Como os carros usaram os pneus supermacios, a equipe austríaca voou. Webber e Vettel foram os únicos a baixar para a casa de 1m19s neste trecho, marcando os melhores tempos do fim de semana até agora. Novamente Alonso marcou o terceiro tempo, mais longe dos rivais, mas seis décimos à frente de Massa, que ficou em sexto. O brasileiro se classificou, mas longe de uma vaga nas duas primeiras filas.

Jenson Button não conseguiu uma vaga na superpole e largará apenas em 11º neste domingo. O inglês ficou logo à frente de Barrichello, que teve problemas com o aquecimento dos pneus em sua volta rápida e sofreu com as saídas de traseira de seu carro. Além deles, Michael Schumacher continuou em sua má fase e foi amplamente superado – de novo – pelo companheiro Nico Rosberg.

 

g1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Prefiro meu filho preso do que morto”, desabafa mãe de paraibano preso por tráfico de drogas em Paris após meses de sumiço

Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…

14 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

14 de janeiro de 2025

Após receber recursos do Ministério da Saúde, PMCG realiza repasse de quase R$ 4 milhões à FAP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande recebeu na manhã desta segunda-feira, 14,…

14 de janeiro de 2025

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

O setor turístico da Paraíba receberá novos investimentos superiores a R$ 133 milhões entre 2025…

14 de janeiro de 2025

Alerta do Inmet para mais de 60 cidades da Paraíba prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; saiba onde

Na tarde desta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo…

14 de janeiro de 2025

Auxílio Moradia: Beneficiários têm até sexta-feira para atualizar cadastro

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), alerta aos…

14 de janeiro de 2025