“A Igreja apoiou Hitler?”: o problema do messianismo político

PUBLICIDADE

Em recente livro publicado pela Editora Thomas Nelson, o historiador brasileiro Willibaldo Neto busca responder a pergunta: “A Igreja apoiou Hitler”?. A resposta é intrigante: aproximadamente 95% dos alemães na época eram batizados e contribuintes de igrejas católicas e protestantes. Logo, os cristãos apoiaram, sim, o nacional-socialismo.

Primeiramente, Hitler subiu ao poder apoiado nos anseios, angústias e ressentimentos dos alemães. A Alemanha havia perdido a Primeira Guerra e estava economicamente falida após a Quebra da Bolsa de Nova York (1929). Hitler prometia salvar a Alemanha e o cristianismo do comunismo e da desordem social e econômica.

Para muitos cristãos, Hitler se tornou o salvador que resgataria a honra nacional. Ao chegar ao poder, Hitler conseguiu estabilizar a economia, recuperar o moral do país, controlar a criminalidade, fustigar os comunistas. Para vários cristãos, ele representava a realização de muitos sonhos e a superação de frustrações.

Nesse contexto, cristãos cederam ao ódio antissemita e ao medo do comunismo. Tornaram-se presas e predadores. Textos antissemitas de Lutero foram usados e um preconceito cultural antijudaíco foi fortalecido. Hitler radicalizou o ódio e inventou teorias da conspiração para angariar apoio de antissemitas e anticomunistas cristãos.

Se não bastasse, Hitler se afirmava publicamente como católico por ter sido batizado na infância. E dizia ser um defensor da cristandade. Devido à cegueira moral e espiritual, várias igrejas dispuseram ao lado da cruz a suástica e hastearam bandeiras nazistas nos templos.

Hitler afirmava que Jesus era um “líder ariano” que, na batalha contra judeus, perdeu e morreu na cruz. Ele, então, afirmava que: a tarefa não terminada por Jesus “será por mim concluída” p. 49. Teólogos e pastores apoiaram e defendiam de púlpito que Jesus era ariano, e não judeu, legitimando o apoio cristão a Hitler.

Inclusive, surgiu “O Movimento Cristão Alemão” que tentou implantar a visão ariana nas igrejas protestantes, mudando textos bíblicos, hinos, liturgias, etc. Em oposição, surgiu a “Igreja Confessante”, liderada por Karl Barth, que passou a defender a fé cristã tradicional em oposição ao nacional-socialismo, denunciando a corrupção da Igreja. O teólogo Bonhoeffer tentou matar Hitler, mas acabou sendo executado.

O messianismo político levou a Igreja cristã alemã ao fundo do poço moral e espiritual. É uma dura, triste e lamentável verdade que o ódio político, o medo e o silêncio de cristãos possibilitaram o apoio a Hitler. Essa é uma página terrível e lamentável da história da Igreja cristã. Resta uma lição: a fé cristã não pode ser corrompida por ideologias ou líderes políticos. Igreja: confesse, confesse, confesse o puro evangelho de Cristo!

 

Anderson Paz

Colunista PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PMJP realiza primeiras cirurgias urológicas e projeta zerar fila até dezembro

A Prefeitura de João Pessoa realizou as primeiras cirurgias que fazem parte do mutirão de…

23 de novembro de 2024

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que caíram na…

23 de novembro de 2024

Divulgados locais de prova para concurso de agentes de saúde em João Pessoa

Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os  locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…

23 de novembro de 2024

Mais de mil agentes das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros farão segurança da Romaria da Penha neste sábado

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) divulgou o planejamento detalhado…

23 de novembro de 2024

260ª edição da Romaria da Penha acontece hoje em João Pessoa

Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 260ª…

23 de novembro de 2024

Noite de violência: dois homens são assassinados e mulher é vítima de tentativa de feminicídio na Grande JP

A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…

23 de novembro de 2024