A Paraíba o tempo todo  |

AESA busca alternativas contra a longa estiagem na PB

 Diante do prolongamento da estiagem o Governo do Estado buscou seu ingresso no Conselho Mundial da Água. Três meses após conquistar uma cadeira no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), a Paraíba passa a fazer parte do World Water Council, o Conselho Mundial da Água.

 

A adesão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) foi aprovada pela Assembléia de Governadores que é formada por especialistas em recursos hídricos de seis países: Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, França e Turquia. “A partir de agora poderemos participar do debate global sobre a segurança dos recursos hídricos. Compartilhando o conhecimento com especialistas de outros países, vamos desenvolver melhor a nossa função e cumprir nosso papel, que é garantir água de qualidade para a população”, observou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

 

O Conselho Mundial realizou em abril deste ano, na Coreia do Sul, o 7º Fórum Mundial da Água. A próxima edição será em Brasília, em 2018. “Este é o maior evento mundial sobre recursos hídricos. São mais de 20 mil participantes e pela primeira vez o Brasil vai sediá-lo”, destacou João Fernandes, acrescentando que o tema será Compartilhando Água.

 

O Brasil tem, atualmente, 46 membros no Conselho Mundial da Água. A organização internacional é composta por representantes de governos, academias, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais. Sua estrutura é constituída por um Comitê Mundial formado por 36 governadores, dos quais quatro são brasileiros. A sede permanente fica na cidade de Marselha, na França.

 

O açude, Epitácio Pessoa em Boqueirão, que é responsável pelo abastecimento hídrico de Campina Grande e de mais 18 municípios, ainda vive um momento crítico, e está perdendo um centímetro de água por aferição segundo a AESA. Na última aferição realizada sexta-feira 21/08/2015 o manancial que tem capacidade máxima (m3) – 411.686.287 apresentou o volume total em (m3) de 68.701.648, ou seja, detém 16,7% do seu volume total. No ultimo dia 14 de agosto o manancial tinha 16,9%.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Opinião: O que vai passar?

    A tão esperada sexta-feira, 10 de janeiro, para o povo venezuelano está chegando. Nicolás Maduro (62 anos) tem…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe