Categorias: Mundo

Airbus e fornecedoras são processadas por acidente do voo AF 447

PUBLICIDADE

Um advogado norte-americano entrou com processo contra a fabricante de aviões Airbus e várias fornecedoras do setor aéreo na segunda-feira, em busca de compensações não especificadas em nome dos familiares de oito dos 228 passageiros que morreram quando um voo da Air France caiu na costa brasileira em junho.

O processo afirma que os reclamantes, parentes de alguns dos mortos no acidente com o voo Air France 447, "sofreram uma perda de apoio", além de outras perdas como resultado das mortes. A ação foi enviada a um tribunal do Estado norte-americano de Illinois.

O avião Airbus A330 que caiu no oceano era "defeituoso e irracionalmente perigoso", afirma o advogado.

Também são alvo da ação as fabricantes de peças aeronáuticas Honeywell International, General Electric, Rockwell Collins, Thales e a fabricante de chips Intel.

A Airbus, uma unidade da EADS, não comentou o assunto. "Tomamos conhecimento disso. Não comentamos sobre processos", disse Mary Anne Greczyn, gerente de comunicações da Airbus nos EUA, em email.

O voo 447 caiu no Oceano Atlântico após decolar do Rio de Janeiro em direção a Paris no dia 31 de maio, matando 228 pessoas. Investigadores afirmam ainda não saber o que causou o acidente do A330. A investigação pode levar mais um ano.

"Estamos apenas buscando compensação financeira justa, apoio financeiro para as perdas deles", disse Floyd Wisner, advogado especializado em acidentes aéreos, que entrou com a ação. Ele afirmou que, entre os reclamantes, estão pais, cônjuges e filhos de vítimas do acidente oriundos de Hungria, França, Argentina e de outros países.

"Não existem evidências de que qualquer produto da Honeywell a bordo do voo 447 estava com defeito ou não funcionou adequadamente", disse a Honeywell International em comunicado.

"Como nem a caixa preta nem a maior parte dos destroços foi encontrada, a ação perpetrada na corte de Illinois é somente especulação. Vamos defender agressivamente nossa reputação e nossos produtos e continuar a usar nossa tecnologia para ajudar a garantir que um evento tão trágico como esse possa ser evitado no futuro", acrescentou o comunicado.

A Intel afirmou em nota que, após uma análise inicial, não acredita que a ação tenha mérito no que diz respeito à fabricante de chips.

O porta-voz da Intel, Chuck Mulloy, afirmou na nota que a ação não traz acusações específicas contra a Intel, somente acusações gerais. "A Intel não vende componentes no mercado aeroespacial por bem mais de uma década", disse Mulloy. "Então, no que diz respeito à Intel, o caso não tem mérito."

Entre outros alvos do processo, a Rockwell Collins afirmou que não comenta processos pendentes. Representantes da Hamilton Sundstrand, unidade da United Technologies, e da GE disseram que essas empresas não analisaram o processo ou não poderiam comentá-lo.

Motorola, Thales, Du Pont, Goodrich e Raychem não retornaram imediatamente os pedidos por comentáriois. A Judd Wire não foi encontrada para falar sobre o caso.

Em agosto, a Reuters informou, da França, que a família de uma comissária de bordo que morreu no acidente buscava uma ação legal contra a Air France, segundo o advogado que representa os familiares.

 

UOL

PUBLICIDADE

Últimas notícias

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024