A Paraíba o tempo todo  |

Após enterro, Igreja Católica inicia preparação para o conclave que elegerá sucessor do Papa Francisco

Foto: cbcew.org.uk/Fotos Públicas

Com o encerramento dos serviços fúnebres do Papa Francisco, a Igreja Católica entra agora em um período de expectativa e organização para a escolha de seu novo líder. Apesar da morte do pontífice aos 88 anos ter desencadeado uma série de rituais tradicionais, ainda não há um cronograma concreto para o início do conclave, o processo que elegerá o próximo Papa.

Segundo as normas da Igreja, o conclave deve começar entre 15 e 20 dias após a morte do Papa, o que aponta para as primeiras semanas de maio como provável data para o início das votações. Durante este intervalo, conhecido como “interregno papal” ou “sede vacante”, o Colégio Cardinalício assume a administração dos assuntos da Igreja, seguindo protocolos estabelecidos na constituição apostólica Universi Dominici Gregis.

O processo de escolha do novo pontífice combina tradição secular, rito religioso e intensas articulações políticas. Apenas cardeais com menos de 80 anos — cerca de 135 atualmente — terão direito a voto no conclave, que será realizado sob sigilo absoluto na Capela Sistina, no Vaticano. A eleição exige que um dos candidatos alcance dois terços dos votos para ser declarado Papa.

Graças às reformas implementadas por Francisco ao longo de seu pontificado, o Colégio Cardinalício se tornou mais diverso e representativo, ampliando a lista de possíveis sucessores e tornando o resultado ainda mais imprevisível.

Enquanto o conclave não começa, a Igreja observa uma série de cerimônias e procedimentos. Após o velório privado para funcionários do Vaticano e chefes de Estado, o corpo do Papa Francisco foi transferido para a Basílica de São Pedro, onde fiéis prestaram suas últimas homenagens.

Paralelamente, as congregações gerais — reuniões diárias dos cardeais — são realizadas para discutir os assuntos administrativos e coordenar os detalhes do funeral e do futuro conclave. A Igreja também realiza os tradicionais nove dias de luto, conhecidos como novendiales, com missas diárias celebradas por diferentes cardeais em honra ao pontífice falecido.

O conclave é aguardado com grande expectativa não apenas entre os fiéis católicos, mas também pela comunidade internacional, já que a escolha do novo Papa influenciará os rumos da Igreja Católica nos próximos anos. A fumaça branca que sairá da chaminé da Capela Sistina anunciará ao mundo a eleição do 267º Papa da história.

Após a escolha, o novo pontífice será empossado em uma cerimônia especial na Basílica de São Pedro, em missa que marcará o início de seu pontificado e de uma nova era para a Igreja.

A visitação pública ao túmulo do Papa Francisco na Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma começa neste domingo (27).

PB Agora

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Trump vs. Maduro

    Há duas coisas que me irritam bastante quando se discutem as ameaças de Trump contra Maduro. Em primeiro…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe