Baidu, site de buscas chinês, se beneficiará da saída do Google do país
XANGAI – A Baidu, maior operadora chinesa de serviços de busca, pode elevar suas vendas em mais de 50% este ano caso a batalha entre o Google e Pequim se agrave ainda mais. Investidores parecem já ter incorporado boa parte dessa perspectiva favorável ao preço das ações. (Leia também: Sergey Brin pede que governo dos EUA combata censura chinesa e critica )
Analistas acreditam que a Baidu, cujo nome vem de um antigo poema sobre a busca da perfeição, fique com até metade da receita de buscas do Google na China depois que este fechou seu google.cn e migrou os usuários para um site sediado em Hong Kong esta semana.
A mudança poderia elevar em US$ 330 milhões ao ano o faturamento da Baidu, o que representaria alta de mais de 50% sobre os 4,45 bilhões de yuan (US$ 645 milhões) de receita auferidos em 2009.
Mas com a alta de quase 54% que as ações da companhia registram desde que o Google começou a contestar as autoridades chinesas, em janeiro, os papeis já estão cotados a um múltiplo de 61 vezes, quase três vezes superior ao do Google. O que deixa pouca margem de erro ou decepção à empresa. (Leia também: Godaddy.com segue exemplo do Google e deixa a China )
– As avaliações estão muito altas e as pessoas estão incorporando ao preço a ideia de que o governo chinês vai fechar o acesso ao google.com e google.com.hk no país – disse Eric Wen, diretor de pesquisa de internet na Mirae Asset.
As ações da Baidu fecharam a US$ 594,88 na terça-feira, acima da avaliação média de US$ 567,56 apresentada por 23 analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S. Embora os analistas estejam revisando para cima as estimativas de lucros, a StarMine classifica a Baidu na faixa mais baixa de valor em termos de indicadores relativos e inerentes.
Alguns analistas também estão preocupados com o foco apenas doméstico da empresa, o que pode limitar seu crescimento. A companhia pode investir US$ 30 milhões no Japão este ano, um dos poucos mercados estrangeiros em que atua, com um serviço de buscas deficitário e com baixa audiência na concorrência contra gigantes locais como o Yahoo Japan, informou Dick Wei, analista do JPMorgan, em relatório.
O Globo
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