Passado o susto, chegou a hora de olharmos mais de perto o material liberado inesperadamente por Beyoncé na madrugada da última sexta-feira (13). Para nós, brasileiros, o maior destaque é o videoclipe de “Blue” – o que poderia ser uma homenagem à herdeira Carter pode ser facilmente interpretado como um “grande retrato social do Brasil”.
A lista de artistas que dizem que amam o Brasil a cada passagem pelo país é grande. É tão grande que para algum ídolo se destacar precisa ir além do “Brasil, eu te amo.” ou “esse é o melhor show da minha vida”. Beyoncé, de fato, foi além.
Quando visitou o país pela primeira vez, em fevereiro de 2010, ela saiu impressionada com o carinho dos fãs e com seu maior público até então – o show no Estádio do Morumbi, em São Paulo, foi visto por 60 mil pessoas. “Meus fãs brasileiros mesmo sem saber as letras das minhas músicas cantam tudo.”, disse ela em entrevista um ano após conhecer o país.
Com a turnê “Mrs. Carter Show”, Beyoncé retornou ao país para 5 apresentações. Quando aportou em Fortaleza, ela reuniu a imprensa para anunciar uma parceria com a Central Única das Favelas e disse: “Estou feliz em estar de volta. Aqui no Brasil me sinto em casa”. O discurso poderia facilmente soar clichê, mas a Sra. Carter tinha um plano para transformar suas palavras em uma ação concreta.
O clipe de “Blue” traz o registro dos 10 dias que a cantora passou em Trancoso, sul da Bahia, em setembro. Ela utilizava um helicóptero para se deslocar até os locais dos shows. A experiência com o povo brasileiro do ponto de vista da artista é de encher os olhos de lágrimas. As imagens, em especial das crianças brasileiras e da rotina nas comunidades mais carentes do país, trazem uma ótica que dificilmente algum gringo já mostrou antes. É de forma respeitosa, sem demagogia e ainda associada à pequena Blue Ivy, que tem seu olhar inocente expressado em vários brasileirinhos que figuram no videoclipe.
Em tempo de Copa e Olimpíadas, o Brasil está nos holofotes dos quatro cantos do planeta e por muitas vezes é vendido de forma questionável – “samba, sexo e sol?”. Beyoncé conseguiu, com sucesso, dar uma prova de amor que vai além do “Brasil, I love you so much”.
Confira um trecho do clipe:
A Polícia Civil da Paraíba prendeu na tarde desta terça-feira (14) um homem acusado de…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial da 19ª Delegacia Seccional…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio de uma operação conjunta entre o Grupo Tático…
O governador João Azevêdo entregou, nesta quarta-feira (15), no Centro de Convenções de João Pessoa,…
O ex-vereador de João Pessoa, Dr. Luís Flávio, foi internado nesta quarta-feira (15), após sofrer…
A Polícia Civil da Paraíba prendeu novamente, nesta terça-feira (14), uma mulher de 50 anos…