A Paraíba o tempo todo  |

Candidatos têm primárias nos EUA

 Embora Donald Trump já seja o presumido candidato republicano à presidência dos EUA, seu partido mantém o calendário de primárias com votações em Nebraska e Virginia Ocidental nesta terça (10). O Partido Democrata também realiza sua primária em Virginia Ocidental, mas em Nebraska a votação já aconteceu em 5 de março e foi vencida por Bernie Sanders.

 

Sem adversários, Trump deve somar mais 36 delegados em Nebraska e 34 em Virgínia Ocidental, chegando mais perto de atingir a maioria que afasta o risco de uma convenção disputada e a chance de outro candidato atrapalhar seus planos. Para que tenha sua nomeação garantida antes da convenção do partido, em julho, ele precisa ter 1.237 votos, e no momento está com 1.068. Incluindo os desta terça, ainda há 505 disponíveis.

 

Entre os democratas, Sanders é o favorito em Virgínia Ocidental, onde há 29 delegados em disputa (e mais oito superdelegados). Uma média de pesquisas divulgada pelo site Huffington Post aponta que ele pode ter 47% dos votos, contra 43% de Hillary Clinton. Um dos motivos para a vantagem é o fato de o estado realizar primárias mistas, nas quais podem votar eleitores não registrados no partido. Favorito entre os independentes, Sanders tem a tendência a se beneficiar com esse tipo de votação.

 

Mas, mesmo se ganhar nesta terça, Sanders ainda tem um caminho extremamente difícil para chegar à nomeação, que no Partido Democrata depende 2.383 delegados. Por enquanto, ele tem 1.459, enquanto Hillary já soma 2.228. Incluindo os de Virgínia Ocidental, há 1.083 delegados disponíveis e a ex-secretária de Estado precisa de apenas 155, ou 14,3% deles, enquanto o senador de Vermont tem que conquistar mais 929, ou 85,7%.

Prévias
Até o dia 14 de junho (veja o calendário completo), eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.
Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.
A eleição presidencial será realizada em 8 de novembro.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe