Duas pessoas foram internadas e isoladas em uma ala do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira, com a suspeita de gripe suína. O México sofre um surto da doença que matou mais de 100 pessoas no país.
O hospital foi acionado pela Vigilância Sanitária do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana da capital mineira, onde o casal desembarcou, já com sintomas de gripe, em um avião da Companhia Aérea Copa Air Lines, às 3h desta madrugada.
Os pacientes foram levados para o Hospital das Clínicas em uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Eles foram isolados e às 12h50 passavam por diversos exames para confirmar ou não a gripe suína.
O casal, que não teve a identidade divulgada, seria de Belo Horizonte e estava em Cancun, no México. No retorno ao Brasil, fizeram escala em outra cidade daquele país.
O que é a gripe suína
É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.
A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.
Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.
Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.
terra