Categorias: Mundo

Cidade líbia controlada por rebeldes sofre novo ataque

PUBLICIDADE

Forças líbias leais ao ditador Muamar Kadafi lançaram um novo ataque contra a cidade Zawiya, que fica a 50 quilômetros da capital Trípoli, mas os rebeldes ainda controlam a praça principal, disse uma testemunha nesta terça-feira, 8. Segundo relatos, os soldados estão usando tanques e aviões para bombardear a cidade.
 

Forças rebeldes vêm convocando os moradores, com a ajuda de alto-falantes, para ajudar a defender suas posições, disse um trabalhador migrante ganense que fugiu do local.

Há dias, o município de Zawiya, que tem cerca de 200 mil habitantes, vem sendo alvo de combates intensos entre forças governamentais e rebeldes, mas as informações são escassas e as comunicações telefônicas com a cidade parecem estar cortadas desde o último domingo, 6.

O grupo oposicionista exilado Solidariedade Líbia de Direitos Humanos, que está em contato com opositores a Kadafi dentro da Líbia, disse que as forças do governo lançaram um bombardeio de artilharia e estão apertando o cerco em torno de Zawiya.

"Os rebeldes ainda estão no controle, mas estão acontecendo trocas de tiros", disse o ganense, que vive em Zawiya há um ano. "Os rebeldes estão na praça."

"Saí da cidade às 10h da manhã (5h pelo horário de Brasília) e eles tinham bloqueado a estrada para Zawiya. Os rebeldes nas ruas estavam convocando pessoas, com alto-falantes, para ajudar a defender a cidade", disse o imigrante depois de atravessar a fronteira da Tunísia.

Resistência

Autoridades líbias dizem que os combatentes em Zawiya são filiados à Al Qaeda e que as forças de segurança vêm empregando o mínimo de força necessária para derrotá-los.

Um porta-voz do governo, Mussa Ibrahim, disse que o governo tem o controle da cidade mas que um grupo pequeno de combatentes ainda está opondo resistência.

"A situação é muito difícil. Ainda há bolsões de resistência, possivelmente 30 a 40 pessoas, escondendo-se nas ruas e no cemitério. Estão desesperadas", disse ele à Reuters em Trípoli.

Um líbio que vive no exílio disse que na terça-feira conseguiu comunicar-se com um amigo na cidade que, em uma conversa rápida, descreveu cenas de combate em Zawiya. "Meu amigo disse que a situação é terrível. Disse que as forças de Kadafi estão tentando destruir a cidade. Muitos prédios já foram completamente destruídos, incluindo hospitais, cabos de eletricidade e geradores", explicou.

"As pessoas não têm como fugir, a cidade foi isolada. Todos aqueles que podem combater estão combatendo, incluindo adolescentes. As mulheres e crianças estão sendo mantidas escondidas."

Ele acrescentou: "As pessoas tentaram deixar a cidade. Os tanques deles (das forças de Kadafi estão em toda parte, disparando. Os rebeldes estão resistindo. O exército de Kadafi não está no controle. Os combates continuam."

Os relatos vindos de Zawiya não podem ser confirmados por observadores independentes porque tem sido impossível comunicar-se com residentes e combatentes rebeldes na cidade que antes mantinham contato regular com jornalistas.

Jornalistas estão sendo impedidos de entrar em Zawiya e outras cidades próximas da capital sem uma escolta oficial. Alguns repórteres que tentaram chegar à cidade por conta própria foram detidos pelas autoridades.

 

Estadão

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ricardo Nunes é reeleito prefeito de São Paulo em meio a abstenção recorde e campanha acirrada

O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi reeleito neste domingo (27) com…

27 de outubro de 2024

Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza após vencer disputa acirrada contra André Fernandes

Fortaleza elegeu neste domingo (27) seu novo prefeito: Evandro Leitão (PT), que venceu o segundo…

27 de outubro de 2024

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal, vencendo Natália Bonavides no segundo turno

Neste domingo (27), o empresário e político Paulinho Freire (União Brasil), de 60 anos, foi…

27 de outubro de 2024

João Azevêdo vota em João Pessoa e destaca: “Parceria entre estado e município traz resultados positivos”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), exerceu seu direito de voto na manhã deste…

27 de outubro de 2024

Após votar, Veneziano aposta em ‘sabedoria’ do povo de CG para rechaçar “invenção aventureira de outros”

Na manhã deste domingo, 27 de outubro, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) exerceu…

27 de outubro de 2024

Bruno Cunha Lima vence Dr. Jhony com 58% dos votos e é reeleito prefeito de Campina Grande

Com 100% das seções apuradas, Bruno Cunha Lima (UNIÃO) foi reeleito prefeito de Campina Grande,…

27 de outubro de 2024