A Paraíba o tempo todo  |

Copa do Mundo começa hoje: favoritos, polêmicas, craques e o que esperar do torneio no Catar

A Copa do Mundo de 2022 começa neste domingo cercada de apreensão. Não bastassem as críticas ao Catar por questões humanitárias, o primeiro Mundial disputado no Oriente Médio pode marcar também o fim de uma geração histórica de jogadores.

A primeira partida, válida pelo Grupo A, tem em campo a seleção anfitriã contra o Equador, a partir das 13h (de Brasília), no estádio Al Bayt. A fase de grupos vai até o dia 2 de dezembro. A final será no dia 18 de dezembro.

Antes de a bola rolar, a Fifa fará a festa de abertura do evento. Motivo de mistério até a véspera, as atrações musicais foram confirmadas por meio de um comunicado enviado pela Fifa à imprensa: estarão no palco o cantor sul-coreano Jung Kook, da banda de k-pop BTS, e o cantor catari Fahad Al-Kubaisi.

Craques, lesões e o fim de uma era

O Mundial do Catar tem sido marcado por ausências de jogadores importantes. Nos últimos dias, os dois primeiros colocados da última Bola de Ouro foram cortados: o senegalês Sadio Mané, segundo na premiação, e o francês Karim Benzema, vencedor do troféu de melhor do mundo.

A edição de 2022 pode ainda encerrar a trajetória de alguns craques na Copa do Mundo. Messi (35 anos), Suárez (35), Cristiano Ronaldo (37), Modric (37) e Lewandowski (34) devem atuar no torneio pela última vez por conta da idade.

Até mesmo Neymar está mais próximo da aposentadoria dos Mundiais. Aos 30 anos, o craque brasileiro vai para a terceira Copa e não tem garantidas que estará na competição de 2026, que será disputada no Canadá, México e Estados Unidos.

Como vem a Seleção

O Brasil chegou ao Catar no sábado à noite para finalizar a preparação até a estreia. A Seleção, considerada uma das favoritas ao título, foi a última equipe a desembarcar no país, depois de um período de treinos em Turim, na Itália.

A equipe dirigida por Tite ganhou corpo desde a eliminação nas quartas de final para a Bélgica, em 2018, na Rússia. Liderada pelo trintão Neymar, a promissora geração conta com jogadores em franca evolução na Europa, como os atacantes Raphinha, Richarlison, Antony e Vini Jr.

Veja abaixo os jogos da Seleção:

  • 16h Brasil x Sérvia (24/11, quinta-feira), no Lusail Stadium
  • 13h Brasil x Suíça (28/11, segunda-feira), Stadium 974 (Porto de Doha)
  • 16h Camarões x Brasil (2/12, sexta-feira), Lusail Stadium

Candidatos ao título

Além do Brasil, a Argentina desponta como outra grande favorita a ficar com a taça. Naquela que pode ser a última Copa Lionel Messi, os Hermanos se apegam ao bom desempenho recente, quando conquistaram a Copa América de 2021, no Maracanã.

A França, sem Benzema, Kanté e Pogba, perdeu força na briga pelo segundo título consecutivo. Em processo de renovação de seus times, Alemanha, Portugal e Espanha correm por fora. A Inglaterra fecha o grupo dos que tentam desbancar o favoritismo dos dois sul-americanos.

Estádio Lusail é o palco da final da Copa do Mundo e de dois jogos do Brasil na fase de grupos — Foto: Divulgação/Comitê Organizador Catar 2022

Polêmicas no Catar

A Fifa e o Comitê Organizador receberam críticas pela escolha do Catar como sede do Mundial. O país do Oriente Médio é acusado de violações dos direitos humanos, principalmente contra trabalhadores imigrantes, mulheres e pessoas LGBTQIA+. O Código Penal do Catar proíbe a atividade homossexual para homens e mulheres e prevê, como pena máxima, até o apedrejamento.

No último sábado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, rebateu as críticas durante a entrevista coletiva pré-Mundial.

Presidente da Fifa, Gianni Infantino, ao lado do Emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, durante cerimônia de premiação da Copa Árabe, encerrada no domingo em Doha — Foto: Reuters

Na primeira Copa da história disputada no final do ano, O Catar aposta na fácil mobilidade entre os oito estádios e espera que os torcedores possam acompanhar mais de uma partida por dia. São apenas cinco sedes, e a maior distância entre duas arenas é de 55 quilômetros. Um metrô conecta os oito estádios da Copa.

Até por isso, a entidade esperou a definição dos grupos para decidir os horários e estádios para cada jogo na fase de grupos. A flexibilidade atendeu os donos dos direitos de transmissão e visou permitir um deslocamento mais fácil dos torcedores.

As informações são do GE

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe