Categorias: Mundo

Dia da Terra: especialistas garantem que vale a pena apostar no turismo sustentável

PUBLICIDADE

No Dia Mundial da Terra, comemorado neste 22 de abril, especialistas em meio ambiente estimulam a população a refletir sobre a importância de preservar os recursos naturais do mundo. Segundo eles, o cuidar do programa vai muito além do “plantar uma árvore” ou “recolher o lixo”. Tanto para a especialista em meio ambiente Renata Telles e a bióloga e pesquisadora Karina Massei, doutora pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nós (sociedade) temos que aprender a sermos viajantes sustentáveis e turistas melhores para o planeta.

Segundo Renata, a jornada já começa no momento que você escolhe o seu destino. Antes de entrar em um avião, pesquise e questione-se: a região ou país que pretende visitar está passando por uma crise econômica? Racionamento de água ou energia? Quais são as condições metereológicas previstas? O hotel reservado respeita a natureza e os moradores locais que estão a sua volta? “Tá, não podemos negar que o turismo sustentável vem crescendo ao longos dos anos, mas a pandemia do novo coronavírus, trouxe, além de uma gigantesca crise – o setor teve prejuízo estimado em US$ 1,3 trilhão, segundo a Organização Mundial do Turismo –, a necessidade de um novo pensamento. A retomada das viagens pós-Covid-19 pode e deve ser mais consciente”, disse.

Para a bióloga Karina Massei, a data será lembrada em meio a pandemia do novo coronavírus, “tão complexa e desastrosa”. Em nível municipal, a bióloga destacou o incidente recente do lixo, registrado nas praias paraibanas. “Não tem como ficar indiferente. É um momento de reflexão, mas também de ação! Enquanto cidadãos, somos responsáveis por mudar hábitos cotidianos em relação à Terra, mesmo que parecem pequenos, são importantes para zelar pela nossa casa. Afinal estamos todos conectados”, afirmou.

Aprenda a ser um viajante sustentável e um turista melhor para o planeta
* Dê preferência a empresas com programas e políticas voltadas para a sustentabilidade. Busque certificados, selos ou premiações que mostrem o comprometimento do estabelecimento.

* Prefira viagens domésticas (em tempos de pandemia, essa, inclusive, é a maneira mais segura de locomover-se). Vale lembrar que aviões são grandes emissores de CO². Chegando ao seu destino, explore o lugar a pé ou de bike.

* Evite desperdícios. Ao fazer o check in em seu hotel, avise que não será necessário trocar toalhas e lençóis diariamente. Economize energia e não demore no banho.

Dia Mundial da Terra

Segundo uma pesquisa divulgada pela Booking, no fim de 2020, 7 a cada 10 brasileiros (71%) querem viajar de forma mais sustentável no futuro. E 84% dos brasileiros esperam que a indústria de viagens ofereça opções mais sustentáveis. Consequentemente, as visitas a destinos alternativos se tornarão mais comuns para evitar viagens durante a alta temporada (52%) ou em lugares superlotados (59%).

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia acredita que sargento da PM morto no Valentina, em JP, pode ter sido vítima de latrocínio

Assassinado a tiros na madrugada desta quinta-feira (24), o sargento da Polícia Militar Fernando Antônio…

24 de outubro de 2024

Pendurou as chuteiras: vereador Renato Martins anuncia fim da vida pública após assumir vaga na Câmara de João Pessoa

O vereador Renato Martins (Avante), empossado na última terça-feira (22) na Câmara Municipal de João…

24 de outubro de 2024

Família denuncia empresa de Plano de Saúde por romper contrato de criança autista de 13 anos em CG de forma unilateral

É inegável que pessoas autistas enfrentam desafios únicos em relação à sua saúde. Ter um…

24 de outubro de 2024

Galdino reitera apoio a Tião Gomes para vaga de Conselheiro do TCE: “Tem minha preferência”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, manifestou seu apoio incondicional ao…

24 de outubro de 2024

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio de R$ 55 milhões

As seis dezenas do concurso 2.789 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

24 de outubro de 2024

João Azevêdo lamenta morte do cineasta paraibano Vladimir Carvalho: “Momento de tristeza e luto”

O governador João Azevêdo lamentou a morte do cineasta paraibano Vladimir Carvalho, que ocorreu na…

24 de outubro de 2024