A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Eleições EUA: debate foi marcado por pressão de Kamala sobre Trump

Kamala Harris deixou iscas para Donald Trump durante quase toda a 1 hora e 45 minutos do seu primeiro e potencialmente único debate na disputa à Presidência dos EUA na noite de terça-feira – e Trump caiu em todas.

A vice-presidente preparou-se extensivamente para o debate e salpicou quase todas as respostas com comentários destinados a enfurecer o ex-presidente. Ela disse a Trump que os líderes mundiais estavam rindo dele e que os líderes militares o chamaram de “desgraça”. Ela chamou Trump de “fraco” e “errado”. Ela disse que Trump foi demitido por 81 milhões de eleitores – o número que votou no presidente Joe Biden em 2020.

Poucos momentos destacaram a diferença entre o desempenho de Biden no debate de junho e o de Harris na terça-feira quanto o debate sobre o aborto.
A vice-presidente, que há muito tempo é uma das mais fortes representantes do governo em matéria de direitos reprodutivos, foi capaz de responder à defesa do ex-presidente da sua política de aborto de uma forma que Biden não conseguiu.

Trump e Harris tropeçam em diplomacia

Se alguém no palco na terça-feira tem um plano claro, ponto por ponto, para acabar com as guerras em Gaza e na Ucrânia, não o partilhou com os telespectadores em casa.

Questionada sobre como ela garantiria a paz em Gaza, Harris primeiro lembrou os horrores dos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023 dentro de Israel. Ela fez algumas críticas moderadas à resposta de Israel, um bombardeio contínuo que matou dezenas de milhares de palestinos, antes de se voltar para o seu apoio a uma solução de dois Estados, ao direito de Israel de se defender e ao compromisso de reconstruir Gaza.

Kamala Harris e Donald Trump se cumprimentaram ao entrarem no palco. Kamala foi até Trump e estendeu a mão, e ele aceitou o cumprimento. Entretanto, na saída do palco, eles não interagiram.

A vice-presidente falou sobre a classe média e corte de impostos. A democrata aproveitou para atacar o republicano e suas políticas econômicas.

Em seguida, Kamala destacou que o público ouviria no debate desta noite o mesmo “livro de jogadas antigo” e mentiras. “O que você vai ouvir é um plano detalhado e perigoso chamado Projeto 2025, que o ex-presidente quer implementar se for reeleito”, destacou.
Aborto

O aborto é um dos principais temas discutidos na campanha presidencial dos Estados Unidos. Trump é criticado devido à revogação da Roe v. Wade, uma decisão da Suprema Corte dos EUA que garantia o direito ao aborto legal em todo o país.

A decisão foi derrubada em 2022 pela própria Suprema Corte, que possui maioria conservadora, graças às indicações de Trump.

O republicano destacou que “todos” queriam que esse tema fosse discutido pelos estados.

Trump e Kamala trocam acusações sobre inflação, aborto, imigração e Putin em 1º debate

Embate pode ser decisivo na reta final da campanha; pesquisas indicam que disputa está acirrada.
ransição pacífica de poder

Questionado sobre a invasão do Capitólio dos EUA, a sede do Congresso americano, em 6 de janeiro de 2021, Donald Trump disse que não teve “nada a ver com aquilo além de fazer um discurso”.

Kamala Harris, por sua vez, pontou que Trump incitou uma multidão violenta a atacar o Capitólio. “Não temos que voltar para o passado. Não vamos voltar para o passado. Vamos virar a página”, adiciono

Kamala Harris reforçou que Israel tem o direito de se defender, mas destacou que “palestinos demais” foram mortos, incluindo crianças. “Essa guerra deve acabar. Deve acabar imediatamente. E a maneira com a qual ela vai acabar é que precisamos de um cessar-fogo e precisamos dos reféns soltos”, ponderou.

A vice-presidente também destacou apoio à Solução de Dois Estados, uma proposta na qual há a existência pacífica de um Estado palestino e um Estado israelense

Kamala fala de “visões diferentes” nas considerações finais

A vice-presidente dos Estados Unidos destacou durante as considerações finais que foram expostas no debate duas visões diferentes para o país, sendo uma focada no futuro e outra no passado.

 

“Serei uma presidente que protegerá nossos direitos e liberdades fundamentais, incluindo o direito das mulheres de tomarem a decisão sobre seus próprios corpos, e não o governo dizer o que elas devem fazer”, ponderou.

 

Trump ataca Kamala nas considerações finais

O ex-presidente dos Estados Unidos questionou a fala de Kamala Harris, pontuando que a democrata “disse que faria isso, aquilo… por que ela não fez?”.

 

Ele alegou ainda que os EUA são uma nação que está falhando e em declínio. Além disso, afirmou que as guerras atuais podem gerar a terceira guerra mundial.

Trump encerrou sua fala chamando o presidente Joe Biden e Kamala Harris de “o pior presidente e a pior vice-presidente da história do nosso país. (Com a CNN)

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe