Eleições nos EUA; Trump votará na Flórida e Kamala seguirá apuração em universidade

PUBLICIDADE

Os Estados Unidos vão às urnas hoje, terça-feira, (05/11), para eleger seu novo presidente, em uma das disputas mais apertadas da história recente.A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, do Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, disputam o cargo. Praticamente todas as pesquisas colocam Kamala Harris e Donald Trump em situação de empate técnico.

As seções eleitorais abriram nos Estados Unidos Os eleitores escolhem o próximo presidente, que vai governar o país pelos quatro anos.

As urnas abrem a partir das 7h em Brasília e fecham a partir das 20h. Os primeiros números devem ser conhecidos na noite de terça, mas a expectativa geral é que o resultado final demore mais de um dia para ser conhecido. Veja a tabela de horários mais abaixo.

Kamala, 60 anos, busca ser a primeira mulher a presidir o país na história. Atual vice-presidente, ela entrou mais tarde na disputa, em julho deste ano, após o presidente Joe Biden desistir da corrida. A democrata teve desempenho melhor nas pesquisas do que Biden, mas não conseguiu abrir vantagem sobre Trump, mesmo tendo arrecadado mais de US$ 1 bilhão em doações, valor bem superior ao rival.

Se Kamala vencer, ela faria história, tornando-se a primeira mulher, a primeira americana de origem asiática e a primeira mulher negra a ser presidente.

Do outro lado, Donald Trump disputa sua terceira eleição presidencial seguida. Ele ficou bilionário após assumir os negócios da família e criar projetos de peso no setor imobiliário de Nova York nos anos 1980. Trump usou a fama como empresário para batizar prédios com seu sobrenome e ficou ainda mais conhecido após ser jurado de um programa de TV,  chamado “O Aprendiz”, nos anos 2000.

Já uma vitória de Trump também seria histórica. Ele se juntaria a Grover Cleveland como os únicos presidentes a cumprir mandatos não consecutivos. Ele também seria o único presidente americano a passar pelo processo de impeachment duas vezes e o único que já foi condenado criminalmente.

As urnas fecham nos primeiros estados americanos a partir das 21h no horário de Brasília.
Além da Presidência, os eleitores americanos também escolherão legisladores para o Congresso, para estados e opinarão sobre algumas leis propostas nesta terça-feira.

Kamala Harris passará o dia da eleição em Washington, DC, e participará de entrevistas de rádio, de acordo com seu gabinete. Durante a noite, haverá um evento na Howard University sediado pela vice-presidente para acompanhar a apuração e contagem dos votos no país. Kamala se formou na universidade Howard em 1986.Já Trump vai para West Palm Beach, na Flórida, nesta terça-feira, onde deve votar pessoalmente.

A vice-presidente anunciou que já votou antecipadamente.

Os candidatos precisam garantir pelo menos 270 votos no Colégio Eleitoral – metade mais um – para ganhar a Presidência dos EUA. Contudo, as pesquisas mostram eles empatados nos principais estados americanos que devem definir o resultado.

Redação com CNN

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024

PF indicia Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…

21 de novembro de 2024

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…

21 de novembro de 2024

Saiba quem é o paraibano indiciado pela Polícia Federal junto com Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…

21 de novembro de 2024

“Estou com meu nome na rua, dialogando com o povo”, revela Adriano Galdino sobre candidatura ao Governo em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…

21 de novembro de 2024

“O que nos alegra é que temos várias estratégias para vencer”, diz Hervázio Bezerra sobre eleição unânime de Galdino

O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…

21 de novembro de 2024