Eleições nos EUA; Trump votará na Flórida e Kamala seguirá apuração em universidade

PUBLICIDADE

Os Estados Unidos vão às urnas hoje, terça-feira, (05/11), para eleger seu novo presidente, em uma das disputas mais apertadas da história recente.A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, do Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, disputam o cargo. Praticamente todas as pesquisas colocam Kamala Harris e Donald Trump em situação de empate técnico.

As seções eleitorais abriram nos Estados Unidos Os eleitores escolhem o próximo presidente, que vai governar o país pelos quatro anos.

As urnas abrem a partir das 7h em Brasília e fecham a partir das 20h. Os primeiros números devem ser conhecidos na noite de terça, mas a expectativa geral é que o resultado final demore mais de um dia para ser conhecido. Veja a tabela de horários mais abaixo.

Kamala, 60 anos, busca ser a primeira mulher a presidir o país na história. Atual vice-presidente, ela entrou mais tarde na disputa, em julho deste ano, após o presidente Joe Biden desistir da corrida. A democrata teve desempenho melhor nas pesquisas do que Biden, mas não conseguiu abrir vantagem sobre Trump, mesmo tendo arrecadado mais de US$ 1 bilhão em doações, valor bem superior ao rival.

Se Kamala vencer, ela faria história, tornando-se a primeira mulher, a primeira americana de origem asiática e a primeira mulher negra a ser presidente.

Do outro lado, Donald Trump disputa sua terceira eleição presidencial seguida. Ele ficou bilionário após assumir os negócios da família e criar projetos de peso no setor imobiliário de Nova York nos anos 1980. Trump usou a fama como empresário para batizar prédios com seu sobrenome e ficou ainda mais conhecido após ser jurado de um programa de TV,  chamado “O Aprendiz”, nos anos 2000.

Já uma vitória de Trump também seria histórica. Ele se juntaria a Grover Cleveland como os únicos presidentes a cumprir mandatos não consecutivos. Ele também seria o único presidente americano a passar pelo processo de impeachment duas vezes e o único que já foi condenado criminalmente.

As urnas fecham nos primeiros estados americanos a partir das 21h no horário de Brasília.
Além da Presidência, os eleitores americanos também escolherão legisladores para o Congresso, para estados e opinarão sobre algumas leis propostas nesta terça-feira.

Kamala Harris passará o dia da eleição em Washington, DC, e participará de entrevistas de rádio, de acordo com seu gabinete. Durante a noite, haverá um evento na Howard University sediado pela vice-presidente para acompanhar a apuração e contagem dos votos no país. Kamala se formou na universidade Howard em 1986.Já Trump vai para West Palm Beach, na Flórida, nesta terça-feira, onde deve votar pessoalmente.

A vice-presidente anunciou que já votou antecipadamente.

Os candidatos precisam garantir pelo menos 270 votos no Colégio Eleitoral – metade mais um – para ganhar a Presidência dos EUA. Contudo, as pesquisas mostram eles empatados nos principais estados americanos que devem definir o resultado.

Redação com CNN

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corinthians bate Palmeiras no dérbi e abre distância do Z4 do Brasileirão

O Corinthians venceu o dérbi contra o Palmeiras, por 2 a 0, na Neo Química…

5 de novembro de 2024

PMCG convoca 37 Educadores Sociais para Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), convocou mais 37…

5 de novembro de 2024

Mídia nacional aponta partidos que também devem anunciar hoje apoio a Hugo Motta para sucessão na Câmara

O PDT, PSB, PSDB-Cidadania, Avante, Solidariedade e PRD devem anunciar ainda hoje (05), apoio a…

5 de novembro de 2024

Polícia prende home que teria praticado zoofilia contra uma égua em Cabedelo

A polícia prendeu ontem (04), um idoso de 68 anos que foi conduzido à delegacia…

5 de novembro de 2024

Homem é encontrado assassinado com marcas de tiros no Alto das Populares, em Santa Rita

A polícia investiga as causas da morte de um homem encontrado em uma casa abandonada,…

5 de novembro de 2024

Policial Militar do RN baleado em tentativa de assalto em João Pessoa recebe alta e diz: “Milagre”

Em entrevista à imprensa paraibana o policial militar Kelson Soares do Nascimento, de 38 anos,…

5 de novembro de 2024