Eleito para o seu segundo mandato de presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, falou em seu primeiro discurso, em unir o país e prometeu acabar com as guerras que estão ocorrendo no mundo.
O pronunciamento foi feito pelo republicano após a divulgação dos primeiros resultados que apontavam sua vitória, mas antes da confirmação oficial.
“É o momento de deixar as divisões dos últimos quatro anos para trás. É hora de nos unirmos. Nós vamos tentar, nós temos que tentar. E vai acontecer. O sucesso nos unirá”, disse Trump.
O republicano disse que “já viu isso acontecer” durante seu primeiro mandato. “À medida que nós ganhamos mais sucesso, as pessoas começaram a se unir. O sucesso irá nos unir.”
No discurso, o republicano também falou sobre conflitos mundiais em curso. “Disseram que eu começaria uma guerra. Mas eu não vou começar nenhuma guerra. Eu vou por fim a guerras.”
Ele citou o combate feito pelos EUA contra o Estado Islâmico durante seu mandato presidencial. “Nós derrotamos o Estado Islâmico, mas não tivemos nenhuma guerra.”
A candidata derrotada, Kamala Harris, ainda não se pronunciou sobre o resultado.
Trump fala em união e promete acabar com guerras
Logo na manhã desta quarta, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma mensagem em suas redes sociais parabenizando Trump pela vitória contra a democrata Kamala Harris.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e o retorno a presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade” escreveu o presidente.
Redação