Uma enfermeira do hospital que caiu em um trote de dois radialistas australianos que se passavam pela rainha Elizabeth II e pelo príncipe Charles foi encontrada morta nesta sexta-feira. A polícia suspeita que ela tenha se suicidado, informa o jornal britânico Daily Mail. A mulher foi identificada como Jacintha Saldanha.
O corpo foi encontrado nas proximidades do hospital King Edward VII, onde a duquesa Catherine Middleton esteve internada e onde a enfermeira trabalhava, por volta das 9h30 desta sexta-feira. Apesar dos esforços dos paramédicos para reanimá-la, Jacintha foi declarada morta no local.
"Com profunda tristeza, confirmamos a trágica morte de um membro de nosso pessoal de enfermaria, Jacintha Saldanha", declarou o hospital King Edward VII em um comunicado, no qual acrescenta que a enfermeira "foi recentemente vítima de uma ligação enganosa para o hospital". Policiais da Scotland Yard lançaram uma investigação sobre o caso e estão considerando a morte como "não explicada". Segundo uma fonte ouvida pelo Daily Mail, a mulher aparentemente se suicidou.
A direção da instituição lamentou profundamente o incidente, observando que o hospital "tem o maior respeito à confidencialidade" de seus pacientes, e que agora "iria rever seus procedimentos para chamadas telefônicas". Um porta-voz dos serviços do príncipe William e de sua esposa declarou estar ciente das informações que circulam sobre este telefonema, mas se recusou a comentar.
Na madrugada de terça-feira, uma dupla de radialistas australianos ligou para o King Edward VII e, se passando pela rainha Elizabeth II e pelo príncipe Charles, conseguiram informações sobre a saúde de Kate, que estava internada no hospital em decorrência de complicações em sua gravidez.
A polícia não informou se Jacintha era a funcionária que atendeu e passou a ligação ao quarto de Kate ou se ela era a enfermeira que conversou com os radialistas e passou as informações. O jornal Daily Mail informou que se tratava da recepcionista que atendera a chamada, mas a AFP disse que Jacintha estava no quarto de Kate.
A duquesa de Cambridge foi hospitalizada na segunda-feira com hiperêmese gravídica, um problema que afeta uma minoria das mulheres principalmente nos três primeiros meses de gravidez.
Terra