Ventos e tempestades. O olho do furacão Milton, que viajou durante a noite de perto da área da Baía de Tampa a leste em e passou ao sul de Orlando, agora está passando pela península da Flórida e saindo da costa leste dos EUA.
O fenômeno atingiu o país durante a noite dessa quarta-feira (9) com uma tempestade de categoria 3, ventos de mais de 200 km/h e inundações de até 2 metros de altura. A medida que o fenômeno foi avançando pela costa de Tampa, foi perdendo força, mas ainda com grande potencial de destruição.
Atualmente um furacão de categoria 1 ainda está atingindo partes da costa com ventos terrestres que podem criar tornados ao longo da Treasure Coast, também na Flórida, disse Van Dam.
As chuvas fortes ainda representam um risco, com alguns lugares recebendo meses de chuva em um dia. Enchentes repentinas estão sendo relatadas no Condado de Hillsborough, onde Tampa está localizada, estendendo-se para o norte e leste em direção a Orlando, onde os alertas de inundação ainda estão em vigor.
Segundo os especialistas, essa mistura de água – inundações interiores tentando escoar pelos rios e riachos em direção à costa, e tempestades vindas na direção oposta – pode causar inundações ainda piores, que podem não escoar até que o furacão tenha se afastado mais. O Milton está sendo considerado como o pior a atingir os Estados Unidos nos últimos 100 anos.
Redação