A Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (Fema, na sigla em inglês) alertou nesta quarta-feira (9) que o furacão Milton provocará uma enchente “mortal”. O órgão também afirmou que estradas da Flórida devem ser destruídas.
O fenômeno deve tocar a costa da Flórida entre a noite desta quarta-feira e a madrugada de quinta-feira (10). Mais de 1 milhão de pessoas receberam ordens para deixar suas casas.
Os meteorologistas alertam para a possibilidade de o furacão provocar uma maré de até 4,5 metros na Baía de Tampa — a maior já prevista para a região. A altura da água poderia engolir uma casa inteira.
A Fema pediu para que moradores que estão em abrigos não saiam dos locais protegidos após a tempestade começar. Além do risco dos ventos, rodovias podem ser totalmente varridas e sofrer grandes danos.
“As condições para dirigir serão impossíveis. Ouça as autoridades locais e lembre-se de que apenas 6 polegadas (15 centímetros) de água em movimento podem derrubá-lo”, afirmou a agência.
Até a última atualização desta reportagem, Milton estava a pouco mais de 200 km de Tampa, na Flórida. Nas últimas horas, o fenômeno perdeu força e passou a ser um furacão de categoria 4 — em uma escala que vai até 5.
Ainda assim, cidades da Flórida podem enfrentar ventos acima dos 200 km/h, o que seria suficiente para danificar casas e derrubar árvores. Diante do risco, voos foram cancelados e parques temáticos, como os da Disney, estão fechados.
Analistas da Morningstar DBRS disseram que a passagem do furacão pela Flórida pode causar um prejuízo de até US$ 100 bilhões (R$ 550 bilhões).
G1
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…