O gabinete israelense deve votar nesta quinta-feira (16) sobre a aprovação do acordo de cessar-fogo e libertação de reféns muito aguardado entre o Hamas e Israel.
A resolução, que deve entrar em vigor no próximo domingo (19), proporcionaria o primeiro alívio da guerra para a população na Faixa de Gaza em mais de um ano, e apenas o segundo desde que o bombardeio israelense começou há 15 meses.
As famílias dos reféns expressaram alegria e alívio após o anúncio do acordo, que inicialmente teria 33 reféns mantidos em Gaza libertados em troca de centenas de prisioneiros palestinos mantidos por Israel.
O acordo: A primeira fase do acordo de três etapas inclui um cessar-fogo de 42 dias, uma retirada das tropas israelenses, uma troca de reféns — incluindo civis e mulheres, soldados, crianças, idosos e doentes — e prisioneiros, e um influxo de ajuda humanitária para Gaza. Os reféns dos EUA mantidos em Gaza serão libertos na primeira fase. Mas muitos dos detalhes do acordo e o cronograma permanecem obscuros.
Pelo menos 12 pessoas foram mortas e 20 ficaram feridas quando uma ofensiva de Israel atingiu uma área residencial na cidade de Gaza, comunicou a defesa civil do território.
Os ataques também atingiram Nuseirat, no centro da região e na área sul de Khan Younis, matando pelo menos 11 pessoas, segundo autoridades hospitalares e a defesa civil do local.
Chance de acabar com a guerra: A segunda e a terceira fases do cessar-fogo ainda precisam ser negociadas durante a primeira etapa. Essas negociações começariam no 16º dia da implementação do acordo, conforme uma autoridade israelense.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que as negociações irão além do cessar-fogo temporário anunciado na quarta-feira e incluirão a libertação de mais reféns, o início da reconstrução de Gaza e “um fim permanente da guerra”.
CNN
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar nesta quinta-feira (16), com vetos, o principal…
O prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima anunciou, na tarde de ontem, 15, mais…
O governo federal decidiu revogar a instrução normativa da Receita Federal que ampliava as normas…
Mais um homicídio foi registrado nesta semana, em João Pessoa, mais precisamente na tarde de…
Um homem de 34 anos foi morto a tiros na noite de ontem (15) dentro…
O Botoafogo-PB continua numa fase boa, na noite de ontem (15), conseguiu a segunda vitória…