Categorias: Mundo

Hillary aumenta pressão contra assentamentos na Cisjordânia

PUBLICIDADE

Os Estados Unidos intensificaram nesta terça-feira, 19, a pressão para que os israelenses suspendam a construção de assentamentos na Cisjordânia, no terceiro dia da visita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que hoje voltou a dizer que Israel está disposto a retomar as negociações de paz com os palestinos imediatamente. "O presidente foi bem claro ontem no seu discurso ao dizer que ele pretende ver a interrupção dos assentamentos", disse a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, referindo-se à posição expressada na segunda-feira pelo presidente dos EUA, Barack Obama, depois de receber Netanyahu na Casa Branca.
 

Hillary acrescentou que os americanos estão "comprometidos com uma solução de dois Estados". O democrata John Kerry, que lidera o Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, insistiu, em encontro com Netanyahu, na questão dos assentamentos. "Eu enfatizei para o primeiro-ministro a importância de Israel avançar, especialmente no que diz respeito à questão dos assentamentos", afirmou.

 

O primeiro-ministro israelense disse que ele e Obama estão trabalhando "juntos para reiniciar o processo de paz e procurando maneiras de incluir o restante do mundo árabe" nas negociações. Netanyahu não entrou em detalhes sobre a questão dos assentamentos. Nahum Barnea, comentarista político do jornal israelense Yediot Ahronot, escreveu que "todas as administrações americanas eram insatisfeitas com Israel" sobre a questão dos assentamentos. "A diferença da administração de Obama é que ela considera isso um problema real", segundo Barnea.

 

Já o analista político Aaron Klein, baseado em Jerusalém e próximo ao primeiro-ministro israelense, disse ao Grupo Estado que Netanyahu não diverge tanto dos americanos na questão palestina. "A principal diferença se dá em relação à ameaça iraniana", disse o autor do livro The Late Great State of Israel (O Falecido Grande Estado de Israel).

 

Na avaliação dele, os israelenses esperarão até o fim do ano por uma iniciativa de Obama que possa convencer o Irã a desistir de seu programa nuclear. "Depois disso, Israel agirá de forma independente", disse. Antes do encontro, Israel deixava claro que a prioridade no momento era a ameaça iraniana. Mas Netanyahu disse nesta terça que Israel "pretende seguir o caminho da paz independentemente do que ocorrer no Irã. Na verdade, (as negociações) devem ser feitas paralelamente."

 

ATAQUES

 

Nesta segunda, Israel bombardeou o sul da Faixa de Gaza depois que um foguete lançado a partir do território palestino atingiu o jardim de uma casa no lado israelense. Não houve vítimas na ação de Israel, que aparentemente alvejou túneis usados para contrabandear armas do Egito.

 

O lançamento de foguetes foi um dos motivos para a ofensiva militar de Israel contra o Hamas em Gaza no início do ano. O disparo desta segunda teria sido feito por um grupo independente.

Estadão

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa tem 5º melhor desempenho entre as capitais brasileiras com geração de 41 mil postos de trabalho

João Pessoa registrou um saldo positivo de 1.164 postos de trabalho com carteira assinada, segundo…

7 de setembro de 2024

Tudo dentro da lei: Justiça Eleitoral descarta material de campanha irregular de Cícero

A Justiça Eleitoral da Paraíba foi levada a fazer uma averiguação de denúncia vazia e…

7 de setembro de 2024

Vice-governador participa  de desfile cívico-militar da Independência do Brasil em JP

O vice-governador Lucas Ribeiro participou, na manhã deste sábado (7), do tradicional desfile cívico-militar de…

7 de setembro de 2024

Motociclista morre ao ser arremessado contra caminhão-tanque no viaduto das Três Lagoas, em JP

Um motociclista de 36 anos morreu na manhã deste sábado (7) após um grave acidente…

7 de setembro de 2024

Mídia nacional traça perfil de Hugo Motta e o aponta como próximo todos

Uma reportagem do Infomoney, divulgada nesta semana, trouxe um perfil de quem é o paraibano…

7 de setembro de 2024

Paraíba sob alerta de vendaval: Inmet emite aviso para ventos fortes neste sábado

Neste sábado (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial…

7 de setembro de 2024