Categorias: Mundo

Iêmem também começa a viver revolta popular contra ditador

PUBLICIDADE

Um poderoso general ligado ao presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh, expressou seu apoio nesta segunda-feira (21) à manifestação pró-democracia, exigindo que o governante, há 32 anos no poder, deixe a Presidência. "Nós anunciamos nosso apoio pacífico para a revolução pacífica dos jovens e suas demandas e cumprimos nosso dever … de garantir a segurança e a estabilidade na capital", disse o general Ali Mohsen em uma entrevista ao canal ‘Al Jazeera’.

Comandante militar da zona noroeste do Iêmen, o general fez referências a demissões recentes de figuras políticas e militares, mas não chegou a anunciar sua própria renúncia.

Tanques do Exército cercaram na manhã desta segunda-feira o palácio presidencial em Sanaa, com a presença de dezenas de blindados. Segundo a rede de TV ‘Al Arabiya’, o presidente disse que tem o apoio da maioria da população e que ‘resistirá’.
 

Ele é o primeiro militar de alta patente que se une aos protestos contra o regime do presidente Ali Abdullah Saleh, que se intensificaram no fim de semana após a morte de 52 manifestantes na Praça de la Universidade.

Os embaixadores do Iêmen na Arábia Saudita e Kuwait, Mohammad Alí al Ahwal e o xeque Khaled Rajeh, respectivamente, também se somaram aos protestos contra o presidente Ali Abddulah Saleh.

Mais cedo, o governador de Aden, a segunda maior cidade do Iêmen, Ahmad Qaatabi, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (21), em um momento de muitas demissões no país.

Aden está na vanguarda dos protestos contra o presidente Ali Abdullah Saleh. Várias pessoas morreram nesta cidade em ataques das forças de segurança desde o início das manifestações, no fim de janeiro.

Nesta segunda-feira, dezenas de oficiais do Exército iemenita se uniram aos protestos contra o regime, segundo os manifestantes reunidos na Universidade de Sanaa. O chefe de Estado destituiu o governo no domingo.
 

 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PF diz que militares planejaram fuga de Bolsonaro caso golpe fracassasse

A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro fugiria do país caso…

27 de novembro de 2024

Leo Bezerra revela que construção da ponte entre Mangabeira e Valentina deve ser iniciada nesta semana e destaca mais ações

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), em entrevista ontem (26), ao…

27 de novembro de 2024

Babá rapta criança na capital paraibana e é presa no Rio Grande do Norte

Um acaso de cinema ocorreu na capital paraibana, quando uma babá que trabalhava para uma…

27 de novembro de 2024

Jovem é assassinado a tiros na Avenida Oswaldo Cruz, no bairro da Imaculada, em Bayeux

Mais uma vez a cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi palco…

27 de novembro de 2024

Em meio à disputa de poder com Cb Gilberto no PL, Bruno Roberto descarta saída de Wellington Roberto para o PP

Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…

26 de novembro de 2024

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no TCE

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024