Categorias: Mundo

Justiça pode reconsiderar, diz marido de brasileiro que teve asilo negado nos EUA

PUBLICIDADE

Após dois anos de uma disputa judicial que o separou do marido, o brasileiro Genesio Januario Oliveira Junior, o empresário norte-americano Tim Coco ainda tem esperança de ver revertida a decisão da Justiça que negou ao brasileiro um pedido de asilo nos EUA por razões humanitárias.

“Ainda temos esperança que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos vai reconsiderar todos os erros em sua resposta”, diz Coco em entrevista, por e-mail, ao G1. Segundo ele, uma ação legal contra a lei federal que não reconhece a união dos dois está sendo preparada pelo seus advogados e deve ser apresentada antes do final do ano.

 

Leia também: ‘Estamos sendo injustiçados’, diz gay brasileiro que pede asilo nos EUA

Na última sexta-feira (23), esgotou o prazo para que o procurador-geral dos EUA, Eric Holder, desse uma resposta ao pedido de asilo de Junior, que argumenta ter sofrido abusos quando era adolescente no Brasil. Sem uma resposta, o pedido foi efetivamente negado.

Junior e Coco se casaram em 2005, em Massachusetts, quando o brasileiro ainda tinha apenas o visto de turista, depois que eles se conheceram em um bar em Boston. O estado de Massachusetts permite o casamento homossexual, mas a lei federal, que não reconhece a união entre pessoas do mesmo sexo, não permite que ele possa permanecer legalmente no país.

 

“Essa lei de 1996 não vai resistir a um questionamento constitucional, e muitos membros do Congresso já pensam em revogá-la”, acredita Coco.

O caso dos dois ganhou repercussão após o americano ter conversado pessoalmente com o senador e ex-candidato à presidência dos EUA John Kerry, que pediu ao Departamento de Justiça que reconsiderasse o caso, negado em primeira instância, e concedesse asilo diplomático ao brasileiro.

Segundo Coco, o senador ficou tão frustrado quanto ele com a decisão. “Estamos em contato com o gabinete dele diariamente e ele não se recusa a procurar o procurador-geral Eric Holder ou mesmo o presidente Obama, se necessário.”

Brasil x EUA

Junior também enviou uma carta, no ano passado, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o então presidente americano George W. Bush e para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

“O governo de vocês apoia a causa, mas tem muitas pessoas no Brasil que não entendem o assunto. De certo modo, os Estados Unidos e o Brasil estão em lados opostos, já que muitos cidadãos americanos defendem os direitos gays, mas o governo federal ainda não dá resposta”, diz o americano, que defende o argumento de o marido se sentir ameaçado no Brasil para pedir asilo nos EUA.

“Nós já havíamos dito em depoimentos que Junior sofreu abusos e ameaças no Brasil. É claro que hoje ele não corre o mesmo perigo, mas há riscos. Isso não quer dizer que sejamos anti-Brasil que, por outro lado, é um país maravilhoso.”

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024