A Paraíba o tempo todo  |

Médicos enxertam pele do pênis para substituir pálpebras de bebê

Um bebê que nasceu sem pálpebras foi salvo depois que médicos resolveram utilizar a pele do prepúcio do recém-nascido como enxerto. A ausência de pálpebras, considerada uma defeito raro, faz com que seja impossível fechar os olhos, prejudicando o funcionamento da córnea, que por sua vez leva à cegueira.

A intervenção médica foi realizada pelo cirurgião Asher Milstein, especialista em óculo-plástica, que decidiu realizar a operação exatamente oito dias após o nascimento do bebê, aproveitando o momento da tradicional circuncisão em crianças do sexo masculino.

Em entrevista à BBC Brasil, Milstein explicou que a pele do prepúcio do pênis tem a textura "idêntica" à pele das pálpebras e que ambas são consideradas as peles mais finas do corpo humano.

O prepúcio é uma dobra de pele (prega cutânea) que cobre a extremidade do pênis. Tem uma função protetora e erógena, além de manter os tecidos genitais úmidos e protegidos do frio e eventuais ferimentos.

Milstein diz que, inicialmente, considerou a possibilidade de enxertar pele retirada da região que fica atrás das orelhas – técnica geralmente utilizada em casos semelhantes. No entanto, o bebê também apresentou um problema na região do nariz e pode vir a necessitar daquela porção de pele e de cartilagem para uma cirurgia futura. Após análise, o médico tomou a decisão inédita de utilizar a pele do prepúcio do próprio bebê, que seria retirada na circuncisão.

Após a operação, os olhos do bebê mantiveram-se fechados durante três semanas, para que pudessem cicatrizar. Passado este período, os médicos realizaram exames que concluíram que a visão do recém-nascido funciona normalmente.

Odiaonline

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Opinião: O que vai passar?

    A tão esperada sexta-feira, 10 de janeiro, para o povo venezuelano está chegando. Nicolás Maduro (62 anos) tem…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe