A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, derrotou chefes de governo, grandes executivas e celebridades ao liderar o ranking anual das mulheres mais poderosas do mundo, divulgado na quarta-feira pela revista Forbes.
Irene Rosenfeld, que como executiva-chefe da Kraft Foods comandou a oferta hostil de US$ 18 bilhões pelo controle da britânica Cadbury, apareceu em segundo lugar, seguida pela apresentadora e empresária das comunicações Oprah Winfrey.
A chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, eleita para um segundo mandato no ano passado, foi considerada a quarta mulher mais poderosa, imediatamente à frente da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.
A lista das "top 10" é completada por Indra Nooy (executiva-chefe da Pepsi), Lady Gaga (cantora), Gail Kelly (executiva-chefe do banco australiano Westpac), Beyoncé Knowles (cantora) e Ellen DeGeneres (apresentadora de TV).
As duas únicas brasileiras da lista são a modelo Gisele Bündchen (72º lugar) e a candidata a presidente Dilma Rousseff (95º). A única outra latino-americana é a presidente da Argentina, Cristina Kirchner (68º).
Moira Forbes, vice-presidente e "publisher" da revista ForbesWoman, disse que as mulheres citadas na lista estão "moldando muitas das conversas dos formadores de opinião hoje em dia".
"Elas construíram empresas e marcas, às vezes por meios não tradicionais, e romperam as barreiras de gênero nas áreas de comércio, política, esporte, mídia e comportamento cultural, afetando, portanto, as vidas de milhões, às vezes bilhões de pessoas", disse.
Ao contrário de edições anteriores — em que riqueza e poder contavam mais –, a lista deste ano prioriza mais a influência criativa e o empreendedorismo.
No ano passado, a líder foi Merkel, seguida por Sheila Bair, presidente da Corporação Federal de Seguros de Depósitos nos EUA. Michelle Obama por aqueles critérios apareceu em 40o lugar.
Forbes disse que a primeira-dama lidera este ano porque "tomou conta do cargo de primeira-dama" sem perder a popularidade.
"Num sinal revelador do seu carisma, a Casa Branca a está colocando na campanha para liderar eventos de arrecadação em Estados eleitoralmente decisivos, como Califórnia e Colorado", acrescentou.
Forbes disse ainda que Michelle Obama também é eficaz, referindo-se à campanha ‘Let’s Move!’ contra a obesidade infantil. Empresas como Coca-Cola, Kellogg e General Mills prometeram reduzir as calorias de seus alimentos até 2015.
A lista completa pode ser vista no site www.forbes.com/powerwomen.
G1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o deputado…
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB) comunicou que dois trechos da…
O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…
O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…
Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…