Um naufrágio na costa da Califórnia, próximo à fronteira com o México, deixou como saldo um imigrante mexicano morto e outros 16 resgatados.
O barco tentava chegar à costa californiana com um número indeterminado de cidadãos mexicanos sem documentação.
A embarcação foi vista por um helicóptero do Serviço de Proteção Fronteiriça da ICE (agência americana de imigração e aduana, na sigla em inglês) durante uma patrulha de rotina às 4h30 (horário local) de sábado.
Ela partiu das praias de Tijuana, cidade mexicana próxima à fronteira dos EUA, e pretendia chegar à cidade de La Jolla, próxima a San Diego, cerca de 85 quilômetros ao norte da fronteira.
A embarcação de madeira e com um motor estava sobrecarregada quando as autoridades americanas resgataram 16 pessoas, todas mexicanas. Segundo o jornal "San Diego Tribune", o homem que morreu teria cerca de 30 anos.
"Este é nosso pior pesadelo. Temos alertado sobre os perigos desta atividade e infelizmente agora tivemos nossa primeira morte", disse o porta-voz do ICE, Lauren Mack.
No último ano fiscal do governo americano (de outubro de 2008 a setembro de 2009), praticamente duplicou (de 230 para 430) o número de pessoas detidas tentando entrar nos EUA através do mar no sul da Califórnia.
Folha Online