A Paraíba o tempo todo  |

Navio continua encalhado na Antártida

 O navio russo que está encalhado em meio ao gelo na Antártida desde a véspera de Natal deve ser resgatado nesta sexta-feira. Das três embarcações que estavam a caminho do resgate, o quebra-gelo chinês Snow Dragon deve alcançar o navio russo MV Akademik Shokalskiy.O resgate é aguardado pelos 74 membros de uma expedição científica, turistas e tripulação a bordo. Não há risco de que o navio afunde e há mantimentos suficientes. "O barco iria sair (a mar aberto), quando foi atingido por uma tempestade de neve", disse o porta-voz da expedição, Alvin Piedra.

Como a embarcação está em uma região controlada pela Austrália, as autoridades australianas assumiram a coordenação da missão de resgate. A Autoridade de Segurança Marítima Australiana (AMSA) disse que o MV Akademik Shokalskiy enviou um SOS na quarta-feira, em que dizia que estava encalhado a cerca de 100 milhas náuticas a leste da base francesa Dumont D’Urville.

"A nevesca que nós enfrentamos foi grande, com ventos de 70 km/h. Não é legal quando você sente que o navio não está se mexendo", disse Chris Turney, o líder da expedição. Mesmo com o navio encalhado, os trabalhos de pesquisa seguem a bordo. Eles aproveitaram para descer do navio e caminhar no gelo para observar e fotografar a vida marinha ao redor.

O correspondente para assuntos científicos da BBC e do jornal britânico The Guardian Alok Jha, que está no navio encalhado, publicou uma foto no Twitter que mostra um navio quebra-gelo se aproximando do local onde a expedição está presa.

Terra

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Opinião: O que vai passar?

    A tão esperada sexta-feira, 10 de janeiro, para o povo venezuelano está chegando. Nicolás Maduro (62 anos) tem…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe