A Paraíba o tempo todo  |

Obama quer que Netanyahu ordene paralisação das construções em Jerusalém

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quer que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordene que as construções em Jerusalém Oriental sejam paralisadas durante quatro meses para pressionar os palestinos para que iniciem conversas de paz diretas, segundo o jornal israelense "Ha’aretz".

Os EUA exigem que Israel paralise todas as construções na parte ocupada de Jerusalém, incluindo nos bairros judeus já estabelecidos, segundo fontes oficiais israelenses em Jerusalém citadas pelo jornal.

Em troca, Obama pressionaria o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, que por enquanto só aceitou manter conversas indiretas com a mediação americana, a aceitar iniciar um diálogo direto.

Os quatro meses da moratória na edificação requisitada por Washington coincidem com o período proposto pela Liga Árabe para as conversas indiretas.

No governo israelense "a opinião geral é que é impossível anunciar publicamente uma moratória na construção em Jerusalém Oriental. No entanto, uma possibilidade é um acordo tácito", explica o "Ha’aretz", que acrescenta que o Executivo poderia aceitar que nos próximos quatro meses não sejam feitas construções.

O jornal lembra que, em dezembro do ano passado, Abbas assinalou em entrevista que poderia aceitar uma "moratória silenciosa", sem que ela tivesse destaque público.

 

Folha

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe