Debate esse que se deu em USA, porém, com audiência mundial. Muitos dizem que foi um debate antecipado, pois, aqui na América eles costumam fazer os primeiros debates só depois das convenções Republicanas e Democratas que se dão no mês de agosto. Na verdade, tanto Donald Trump como Joe Biden, vieram a esse debate muito preparados e aconselhados psicologicamente.
Trump, para que não tivesse excesso de fúria e falasse tonterias, no grupo de Biden, a apreensão foi maior, para que Biden, não parasse no tempo e espaço e lhe faltasse a lógica no que expunha. Trump, até certo ponto, controlou-se, Biden, perdeu-se aqui e acolá, em alguns momentos deu a impressão de estar perdido e a sua face em alguns instantes, nos deu a impressão de um zumbi.
As grandes redes de rádio e televisão, como também de famosos portais, assim que terminou a peleja, começou a dar o prognóstico sobre o debate e seu ganhador: todas sem exceção, “até oponentes”, deu o crédito ao grupo republicano, na pessoa de Donald Trump. Não foi um grande debate, picuinhas do passado foram trocadas, Biden se perdendo na exposição mais que Trump.
Eu estava na sala com minha esposa, assistindo pela CNN e tínhamos toda a atenção na linha de raciocínio e palavras dos dois candidatos. A pergunta que me veio à cabeça foi: a que ponto chegamos? Numa democracia tão avantajada como a americana, sendo esse país a primeira potência mundial, vivemos como em todo o mundo, a carência de uma nova safra de bons líderes, estamos a presenciar o mesmo. Então perguntei a minha esposa: onde vamos parar com essa terrível escassez de liderança no globo terrestre? Existem novos líderes? Claro que sim, porém, o sistema e as poderosas correntes o esmagam e não o deixam aparecer.
Se parece mais às Igrejas históricas (centenárias- milenares), onde líderes experientes, porém, ultrapassados para seus dias, lutam para permanecer no mesmo e não dar oportunidade a novas lideranças. Já se fala em tirar Biden do jogo e trazer outro ou outra para a disputa democrata. Até o nome da Michelle Obama, esposa do ex-presidente Barack Obama, tem sido ventilado.
Na verdade, não necessitamos só de um novo nome e sim de homens e mulheres com propostas de excelência para o governo da América. Estamos falando da primeira potência do mundo, acertando ou errando, afeta a política, economia, infraestrutura e a moral de todo o globo terrestre. Deus salve o mundo, Deus salve a América!
Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro
João Pessoa, capital da Paraíba, foi eleita o destino mais procurado do mundo para 2025,…
A Polícia Militar prendeu, na manhã desta sexta-feira (22), um homem suspeito de violência doméstica na comunidade Bela Vista,…
O governador João Azevêdo (PSB) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (21), na Granja Santana,…
O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas, acusadas pela Polícia Federal (PF) de…
A Polícia Civil/PB, através da Delegacia de Crimes Cibernéticos - DECC, cumpriu mandado de Busca…
O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por…