Bento 16 disse nesta quinta-feira (28) que oferece ao futuro para sua "obediência incondicional" ao se despedir no Vaticano dos cardeais, no seu último à frente da Igreja Católica.
"A partir de hoje prometo ao futuro papa minha incondicional reverência e obediência", disse ele, que é o primeiro papa a renunciar em 600 anos. "Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor.
Os cardeais expressaram "gratidão" pelos oito anos de pontificado e pelo "exemplo" dado pelo papa durante o período. Estas palavras foram ditas pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, em discurso de agradecimento no encontro, realizado na Sala Clementina do Palácio Apostólico.
Cerca de cem cardeais da cúria vieram de Roma para participar do conclave, que escolherá o sucessor do papa. Este possivelmente será o último encontro entre o pontífice e os cardeais antes do Conclave, que irá eleger o seu sucessor. Ainda que Bento 16 já tenha publicado um decreto autorização a antecipação da eleição, a data de início do processo ainda não foi definida.
A saída do papa do Vaticano para Castel Gandolfo, no sul de Roma, está programada para as 16h30 (12h30 no horário de Brasília). Bento 16 será conduzido até a residência de verão papal –onde permanecerá pelo próximos dois meses até que o fim das reformas no convento "Mater Ecclesiae", no Vaticano– por um helicóptero.
Já a chegada em Roma está prevista para as 5h15 (13h15 no horário de Brasília). Ao desembarcar, o pontífice aparecerá na sacada de seu aposento para saudar os fiéis que forem recepcioná-lo no local.
A Sede Vacante [período em que o Vaticano fica sem papa] terá início às 20h. Neste período, as decisões administrativas do Estado-membro da Igreja Católica ficam sob a responsabilidade do camerlengo Tarcisio Bertone até que o novo pontífice seja eleito.
A presidente Dilma Rousseff emitiu hoje uma nota sobre o último dia do pontificado de Bento 16. "Ao findar seu papado, manifesto o meu respeito pela decisão de Vossa Santidade de renunciar à Cátedra de São Pedro. Desejo que essa nova fase de recolhimento o encontre com saúde e paz. Na oportunidade, recordo os gestos de apreço com que o meu país foi distinguido nesses últimos anos."
Uol