O papa Bento XVI proclamou neste domingo no Vaticano diante de milhares de fiéis três novos santos, uma espanhola e dois italianos. A espanhola é a freira Bonifácia Rodríguez de Castro (1837-1905), fundadora da Congregação das Servas de São José.
Os outros dois são os religiosos italianos Guido María Conforti (1865-1931), arcebispo de Parma, fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as missões estrangeiras (Missionários Xaverianos) e Luigi Guanella (1842-1915), fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência. Os três foram proclamados santos às 6h34, horário de Brasília.
A canonização dos novos santos foi pedida a Bento XVI pelo cardeal Angelo Amato, prefeito regional da Congregação das Causas dos Santos. Após as leituras de breves biografias dos novos santos, Bento XVI realizou o rito da canonização, uma longa fórmula em latim. Bonifácia Rodríguez Castro, que foi beatificada pelo papa João Paulo II em 9 de novembro de 2003 no Vaticano, é a primeira santa da região da Salamanca.
EFE