Categorias: Mundo

Papa veta políticos com mandato no Sínodo da Amazônia

PUBLICIDADE

A um mês da realização do Sínodo da Amazônia, marcado para outubro em Roma, o Vaticano prepara a lista final de convidados especiais do papa Francisco para participar das discussões sobre a floresta tropical, com veto à participação de políticos com mandato.

“Não virão políticos com mandato, nem militares. Não participarão”, disse ao Estado o cardeal dom Cláudio Hummes, relator-geral do Sínodo, nomeado pelo pontífice.

powered by Rubicon Project

O governo brasileiro havia manifestado, por vias diplomáticas e pelas Forças Armadas, o interesse de ter voz na assembleia mundial de bispos dedicada a discutir problemas socioambientais nos nove países “panamazônicos” e a presença católica na região. O presidente Jair Bolsonaro considera que há “muita influência política” no Sínodo.

O papa abriu espaço para convidados não religiosos, os chamados auditores e peritos, e deve convidar personalidades mundiais, cientistas e ambientalistas para participar das consultas de aconselhamento. “O papa fala muito da necessária fundamentação científica”, afirmou d. Cláudio.

Um dos nomes brasileiros na lista é o do climatologista Carlos Nobre. Ele participará das primeiras atividades do Sínodo, que ocorrerá entre os dias 6 e 27 de outubro.

Há cerca de duas semanas, Nobre recebeu o convite oficial por e-mail do Vaticano. A lista completa ainda é mantida em sigilo pela Santa Sé, que aguarda as confirmações. Além de aproximadamente 250 bispos, farão parte da assembleia outras lideranças católicas, como padres e leigos, e representantes de povos indígenas.

Engenheiro eletrônico formado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, Nobre é um dos mais respeitados especialistas em mudanças climáticas do País. Foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), além de ter passado por cargos de gestão em órgãos federais durante os governos do PT.

Para ele, a iniciativa do papa “reflete a enorme preocupação global com o futuro da Amazônia”. “Essa preocupação é amparada, em escala nacional, na forte oposição da sociedade como um todo ao desmatamento da Amazônia e, em escala regional, na necessidade de ouvir o anseio das comunidades indígenas e de outros povos da floresta que querem preservar os seus valores”, disse o pesquisador.

G1

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

Paraíba leva equipes para o maior evento de games da América Latina, em São PauloParaíba leva equipes para o maior evento de games da América Latina, em São Paulo

Paraíba leva equipes para o maior evento de games da América Latina, em São Paulo

A Paraíba vai marcar presença na Gamescom Latam 2025, um dos maiores eventos de games…

26 de abril de 2025

Dois trechos de praia estão impróprios para banho em JP neste fim de semana; demais praias do litoral da PB estão próprias

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou um novo levantamento sobre a qualidade…

26 de abril de 2025
Paraíba é destaque de Convenção da Operadora BWT, em Foz do IguaçuParaíba é destaque de Convenção da Operadora BWT, em Foz do Iguaçu

Paraíba é destaque de Convenção da Operadora BWT, em Foz do Iguaçu

A Paraíba participa da Convenção Nacional da Operadora BWT, que acontece deste sábado (26) até…

26 de abril de 2025

Celular Seguro: Paraíba registra aumento de 22,3% em furtos de celulares entre 2022 e 2023

Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 aponta que os roubos e furtos de celulares funcionam…

26 de abril de 2025

Lula sanciona lei que prevê tornozeleira eletrônica para acusados de violência doméstica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (24) lei que prevê…

26 de abril de 2025

Manchester United avança e encaminha a contratação de paraibano Matheus Cunha

Destaque do Wolverhampton em uma temporada considerada produtiva, o meia-atacante Matheus Cunha está  próximo de…

26 de abril de 2025