O Paquistão bloqueou nesta quinta-feira (30) uma rota vital de entrada dos comboios com material da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o Afeganistão, depois de acusar a força internacional de ter matado três soldados paquistaneses em um ataque com helicópteros.
"Suspendemos no momento a entrada dos caminhões de abastecimento da Otan por motivos de segurança", declarou à agência de notícias France Presse um oficial da unidade paramilitar do Corpo de Fronteira do Paquistão na cidade de Peshawar, que pediu anonimato. Segundo a agência Associated Press, até a metade desta manhã (horário local), cerca de 100 veículos esperavam para cruzar a fronteira.
Duas fontes na área de fronteira de Torjam, no distrito paquistanês de Jyber, e um diplomata americano confirmaram que os comboios da Otan não foram autorizados a cruzar a fronteira.
A principal estrada usada pela Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan, que combate os talibãs no Afeganistão, passa por Jyber.
Comandantes militares paquistaneses acusaram a Otan de ter matado três soldados do país nesta quinta-feira em um ataque executado por helicópteros, o terceiro incidente do tipo em uma semana. A Otan diz que investiga o incidente.
G1