Categorias: Mundo

Pentágono avalia transferir presos de Guantánamo para EUA

PUBLICIDADE

 O Departamento de Estado norte-americano está avaliando possibilidades de transferir presos em Guantánamo, em Cuba, para presídios dentro do território dos Estados Unidos. A informação foi repassada em uma entrevista à imprensa pelo porta-voz do Pentágono, Jeff Davi, nessa segunda-feira (17).

 

O anúncio sobre o estudo para transferir os presos ocorre poucos dias depois de o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ter visitado Havana. Na sexta-feira (14), Kerry esteve em Cuba, onde participou da cerimônia de hasteamento da bandeira dos Estados Unidos na embaixada do país em Havana, e se reuniu com o representante do governo cubano, Bruno Rodriguez.

 

A devolução do território de Guantánamo aos cubanos é um dos pontos reivindicados pela ilha para o total restabelecimento das relações diplomáticas, recém-reatadas, após meio século de afastamento. Guantánamo localiza-se no Sul da ilha de Cuba.

 

De acordo com o Pentágono, equipes militares já visitaram a segurança e as condições das prisões militares em Fort Leavenworth, Kansas e em Charleston, Carolina do Sul. Os técnicos averiguaram a segurança das prisões e as alterações necessárias para que, eventualmente, recebam alguns dos detentos de Guantánamo.

 

"É verdade que houve uma equipe que visitou [a prisão de] Fort Leavenworth para uma avaliação muito preliminar sobre quanto custaria transferir os detidos para lá", disse Jeff Davis.

 

Apesar de ser uma exigência de Havana, o fechamento da prisão norte-americana em Guantánamo já era um desejo manifesto do presidente Barack Obama. Em 2009, ele colocou a iniciativa como uma das prioridades a serem alcançadas, mas na época encontrou oposição do Congresso.

 

Deputados e senadores, especialmente entre os republicanos, alegam que não querem que os presos sejam transferidos para território norte-americano.

 

Com relação ao fechamento total da prisão e da base militar em Cuba, a imprensa norte-americana especula que um plano dever ser lançado em breve, e a Casa Branca já informou que estuda “medidas” para viabilizar o fechamento.

 

A prisão de Guantánamo foi inaugurada em janeiro de 2002, pouco tempo depois dos atentados de 11 de setembro de 2001. Chegou a ter 680 detidos em 2003, mas atualmente abriga 116 prisioneiros.

 

Foto: AP

IG com Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025