Prestes a atingir o sudeste dos Estados Unidos, o furacão Milton deve atingir a costa central do Golfo da Flórida hoje, quarta-feira (09/10), sendo possivelmente o mais destrutivo em mais de 100 anos na área, que se prepara para um novo impacto duas semanas após ser atingido por outro furacão, o Helene.
Mais de 700 voos foram cancelados devido ao fenômeno nesta terça-feira, com 1,4 mil atrasos até então, segundo o provedor de dados de rastreamento de voos FlightAware. Quase 1,6 mil voos programados para quarta-feira também foram cancelados, com a possibilidade do número subir ainda mais nas próximas horas.
Com a aproximação do fenômeno, vários aeroportos da Flórida suspenderam operações ao menos até a quinta-feira.
O fenômeno deve causar chuvas e ventos torrenciais. Previsão é que atinja os estados mexicanos Yucatán, Quintana Roo e Campeche, sem tocar o solo, informou a presidente Claudia Sheinbaum. Além disso, a tempestade deve chegar à Tampa, na Flórida. O furacão Milton pode ser o pior dos últimos cem anos nos Estados Unidos, alertou o presidente Joe Biden em um pronunciamento oficial.
Milton continua a ser considerado um furacão “extremamente perigoso”, apesar de ter caído da categoria 5 para a 4 nas últimas horas, à medida que avança pelas águas do Golfo do México em direção aos Estados Unidos.
CNN