O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, está com um "linfoma maligno cancerígeno" . A informação foi dada nesta sexta-feira (6) pelos médicos paraguaios. O mandatário vai tratar da doença no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que também atendeu a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
A informação foi anunciada feira pela ministra da Saúde do Paraguai, Esperanza Martínez, que esclareceu que Lugo deverá viajar em no máximo 48 horas à capital paulista para a realização de exames. O tratamento seria uma gentileza do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os médicos confirmaram que Lugo, de 59 anos, tem um "linfoma maligno cancerígeno", após a realização de um processo cirúrgico para extrair um gânglio inguinal, que foi retirado e analisado na última quarta-feira.
Segundo o patologista Enrique Bellassai, os estudos provisórios revelaram que o paraguaio sofre de "uma doença maligna conhecida pelo nome de linfoma".
Já o médico Alfredo Boccia disse que se trata de uma "enfermidade curável", que pode ser tratada em forma ambulatória e que Lugo poderá desenvolver normalmente em suas atividades.
O mandatário paraguaio retomou hoje suas atividades, comparecendo inclusive a um ato público. No início do ano, ele fora submetido a uma cirurgia na próstata.
R7